Home / Coluna  / Coluna da Lu Mitri: Assim como Emily, amo Paris !!!

Emily em Paris é o assunto do momento. Leve e divertida, esta série deve estar fazendo todo mundo revisitar as  suas lembranças, ainda mais agora, em um momento de pausa total da mobilidade. Durante uma semana almocei e jantei, todos os dias, com Emily. Não eram os pratos da gastronomia francesa do “chef gato”, mas me fizeram lembrar das várias incursões gastronômicas que fiz por lá.  Desde um piquenique, obviamente só com queijos e vinhos nacionais  na Ile Saint-Louis, até uma hilária visita ao Café de Flore que com muita justiça a minha história, foi mostrado na série. Além de falar muito sobre as redes sociais e sobre o marketing online e off-line, colocando Paris um pouco atrás do tempo atual, Emily retrata um povo francês caricato que felizmente não condiz com a minha experiência de relacionamento com os Franceses.

Certa vez, chegando em Paris, só pensava em ir ao lendário Café. Na época, eu estava obcecada pela leitura do livro “Tete a Tete”. Ele conta a intensa e turbulenta relação de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, que tanto influenciaram o pensamento político e romperam com os padrões culturais e morais da sua época. Segundo o livro, Sartre jantava todos os dias lá e pedia o mesmo prato. Eu, naquele cenário bucólico, fiquei imaginando a atmosfera de um tempo em que os dois passavam os dias trabalhando naquelas mesas e pedi o tão famoso prato. Quando chegou o meu pedido, era pão com ovo!

Da última vez que fui a Paris, fiquei apenas 24h. Eu estava trabalhando em Israel quando um grande amigo francês, com quem eu tinha estudado na Inglaterra, viu as minhas redes sociais e me convidou a visitá-lo. Aceitei o convite, fiz um stop over e passei as 24 horas mais intensas de todas as visitas à Paris. Foi um revival. Visitei os lugares que foram importantes na minha história com a cidade, senti novamente os aromas só sentidos por lá e ao final do dia, encerramos os milhares de assuntos no Le Grand Café Fouchon de 1886 saboreando o inenarrável macaron.

Agora estou naquele momento de pura ansiedade. Quando será que chega a segunda temporada e quando é que eu vou poder ir novamente para Paris?!!!

patriciazzanotti@gmail.com

NO COMMENTS

POST A COMMENT