Home / Coluna  / Coluna da Lu Mitri – Vamos falar sobre o Outubro Rosa?

Outubro rosa, novembro azul, dezembro laranja…,  e assim cada mês do ano vem sendo pintado com uma cor e chamando a nossa atenção para a prevenção. Eu decidi que neste outubro rosa iria olhar para o movimento de uma forma diferente, porque mulheres do mundo todo estão engajadas, e pasmem: o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que de 2020 a 2022, 62 de cada 100 mil mulheres receberão um diagnóstico positivo.

Lu Lepri, uma mulher que eu super admiro, recebeu o diagnóstico de câncer de mama e optou por fazer um caminho diferente. Depois de 30 anos como Promotora de Justiça e um intensivo de inglês, foi fazer um mestrado nos Estados Unidos. Entre tratamentos para o câncer, aulas e cuidado com os filhos, acabou participando de um projeto com o ex vice-presidente Al Gore. Hoje, divide seu tempo entre o departamento jurídico do Banco Mundial e um projeto que engaja mulheres do mundo todo de uma forma lúdica. Criou uma marca que representa um peito feminino, traduzindo coragem, decisão e enfrentamento da realidade. 

Está fazendo o seu movimento através do empreendedorismo. Lançou uma marca de bolsas e me contou emocionada:  “A bolsa nos traduz, nela carregamos lembranças, sonhos e expectativas”.  Parte da renda, já está destinada a pesquisa.

Na maioria das vezes evitamos falar sobre assuntos que nos desafiam, mas é preciso falar sobre movimentos de conscientização. Eles nos chacoalham e nos fazem ter um olhar amoroso.

Neste outubro rosa, vou continuar ouvindo e contando histórias como a da Lu e como a da filha de uma amiga de infância que está com câncer de mama com menos de 30 anos. Não vou identificá-la, mas ela e a minha amiga estão me enchendo de orgulho com o caminho de amor e companheirismo que adotaram.Estas mulheres que eu conheço decidiram transformar a experiência em movimento e o meu outubro rosa está todo iluminado com a luz que elas emanam.

patriciazzanotti@gmail.com

NO COMMENTS

POST A COMMENT