Home / Coluna  / Coluna da Maria Helena Válio – É brincadeira de menino ou menina?

Coluna da Maria Helena Válio – É brincadeira de menino ou menina?

Faz tempo

Faz tempo… era uma das inúmeras festas de Natal que sempre gostei de fazer em casa e a Bia, com uns cinco anos, filha de um amigo e da mesma idade do Rafa, meu filho, pediu para brincar com os meninos. A resposta deles foi gentil, porém enfática: “é brincadeira de menino!”. Ela não reclamou, foi para um outro canto e começou a construir uma cabana muito linda: colorida, grande e com várias entradas. Começou a brincar lá dentro, tranquila. Não demorou muito e os meninos foram atrás dela: “Bia, podemos brincar?”, ela colocou a cabecinha para fora, olhou para eles sem demonstrar emoção alguma e disse: “é brincadeira de menina!”.

Investir sempre foi “brincadeira de menino”. Cuidar do patrimônio da família, escolher fundos, comprar ações, pensar na aposentadoria, falar com o consultor financeiro, conversar sobre taxas de juros, inflação… Melhor deixar para o marido, pai, irmão, filho ou algum amigo fazer isto.

#SQN “esta é uma brincadeira de menina também e por isso construímos nossa “cabaninha” para falar sobre o assunto. O tema é complicado? Simples não é. Mas psicanálise também não, nem medicina, nem direito, nem fotografia, nem jornalismo… se você não conhece o assunto nada é simples. Criamos então o Women Invest!“.

Nosso grupo é 100% de meninas que querem aprender sobre investimentos para cuidar melhor do seu patrimônio. E como trabalho no mercado financeiro há mais de 30 anos não foi difícil fazer esta aproximação junto aos especialistas. É assim que todas aprendem: com palestras, encontros, lives (já fazíamos antes da pandemia!!), bate papos com os maiores profissionais deste mercado. Cada um falando sobre sua área de atuação (renda fixa, variável, fundos imobiliários, investimento no exterior…) e mostrando a todas como o mundo real funciona. E eu fico no meio atuando como uma tradutora.

Começamos em março de 2019 e já são quase 2.000 mulheres interessadas no assunto. Faz sentido, né? Se vamos viver até pelo menos os 100 anos temos que cuidar melhor ainda do nosso dinheiro. E não podemos esquecer, as mulheres vivem em média 7 anos a mais que os homens! 

Maria Helena Válio. Administradora de empresas, 55 anos, gestora credenciada CVM e  Anbima, é fundadora do grupo Women Invest e sócia da consultoria de investimentos VG4. Trabalha há mais de 30 anos no mercado financeiro, 5 dos quais no exterior (Londres, Nova Iorque e Pittsburgh).

patriciazzanotti@gmail.com

NO COMMENTS

POST A COMMENT