Home / Mundo  / Coluna Dra Adriana Vilarinho – Vamos falar de cuidados com a pele masculina? PARTE I

A vaidade masculina existe e não é um problema. Os homens também precisam cuidar dos cabelos e, principalmente da pele, sem tabus e preconceito, devido às suas características, já que é 25% mais espessa do que a pele feminina e tem maior densidade de colágeno, consistindo em textura mais áspera, especialmente pela presença de pelos grossos, que em muitos casos cobrem grande parte do corpo.

O maior número de glândulas sebáceas no rosto e a grande sensibilidade à testosterona, hormônio que influencia o funcionamento glandular, fazem com que a produção de sebo nos homens seja, em média, duas vezes maior do que nas mulheres, proporcionando maior oleosidade e propensão a poros dilatados, cravos e acne.

Sempre digo que homens podem e devem manter uma rotina de cuidados faciais diários, e se tornar um hábito, assim como fazer a barba, por exemplo. Geralmente, a pele do rosto é mais oleosa do que no restante do corpo, o que exige o uso de produtos apropriados para cada região, de preferência recomendados por um dermatologista. Para ajudar a entender melhor sobre a importância da rotina de “skincare”, veja o passo a passo abaixo:

O primeiro passo é lavar o rosto todas as manhãs e à noite, de preferência com água morna para abrir os poros, possibilitando intensificar a limpeza. Para os que têm pele normal ou oleosa, com poros abertos e bastante brilho, o ideal é usar água mais fria e sabonetes líquidos que auxiliem no combate à oleosidade. Peles secas ou sensíveis precisam de sabonetes líquidos ou espumas de limpeza com fórmulas suaves e substâncias calmantes.

A esfoliação é necessária uma vez por semana, especialmente para quem tem pele oleosa e cravos na zona ‘T’ do rosto, pois ajuda a remover os cravos e o acúmulo de impurezas e células mortas, desobstruindo os poros e melhorando a textura. O próximo passo é passar, com algodão, uma loção tônica em todo o rosto. Tonificar é importante tanto para ajudar a eliminar de impurezas quanto para suavizar e refrescar a pele, além de controlar a oleosidade. Homens com pele mais ressecada e sensível devem usar água termal, que acalma e hidrata.

Para proteger contra agressões externas, como vento e poluição, é muito importante hidratar, idealmente com um dermocosmético que possua ativos antioxidantes, como vitamina C. Para peles mais oleosas há hidratantes com efeito matificante e que ajudam a controlar a oleosidade por mais tempo.

O uso de filtro solar é imprescindível, todos os dias, mesmo em dias nublados e em ambientes fechados. A dica na hora de comprar é preferir aqueles com ampla proteção solar anti UVA e UVB, que minimizam queimaduras e auxiliam contra o envelhecimento precoce da pele. Vale lembrar, que existem muitas opções no mercado e que é preciso buscar o produto que melhor se adeque às necessidades da sua pele.

patriciazzanotti@gmail.com

NO COMMENTS

Sorry, the comment form is closed at this time.