Home / Beleza  / Wellness – Os benefícios dos chás e infusões: saiba como eles podem contribuir para a saúde e boa forma

Companheiros diários de muitas pessoas, chás e infusões combinam com diversos momentos, seja para iniciar o dia, acompanhar um bate-papo à tarde ou para relaxar antes de dormir. O fato é que eles são considerados “bebidas para o conforto” e saber como consumi-los pode trazer diversos benefícios ao longo do dia. “Primeiramente, é importante diferenciar as terminologias: pode-se chamar de ‘chá’ as infusões feitas a partir das diversas variedades de folhas da Camellia Sinensis. Outras bebidas feitas a partir de folhas e outras partes de diferentes plantas ou ervas não são chamadas de ‘chá’, são apenas ‘infusões’”, afirma Hellen Maluly, doutora em Ciência de Alimentos e consultora do Comitê Umami, organização responsável pela divulgação do quinto gosto básico do paladar humano no Brasil.

“É importante diferenciar as terminologias: pode-se chamar de ‘chá’ as infusões feitas a partir das diversas variedades de folhas da Camellia Sinensis. Outras bebidas feitas a partir de folhas e outras partes de diferentes plantas ou ervas não são chamadas de ‘chá’, são apenas ‘infusões’”, afirma Hellen Maluly, doutora em Ciência de Alimentos e consultora do Comitê Umami, organização responsável pela divulgação do quinto gosto básico do paladar humano no Brasil.

Em saquinhos ou preparados a partir da planta in natura, os chás e infusões conseguem agradar os mais variados paladares com seus diversos tipos e funções. “Além de ajudarem na hidratação diária, essas bebidas podem ter um caráter levemente adocicado, como infusões de erva-doce ou cidreira; amargo, como o chá de boldo; azedo, quando utilizar a flor de hibisco, e umami, o gosto presente no chá verde e em alguns tipos de kombucha, que são bebidas feitas a partir da fermentação do chá verde”, explica Hellen.

patriciazzanotti@gmail.com

NO COMMENTS

Sorry, the comment form is closed at this time.