Home / destaque  / Sensações Cromáticas, por Rita Heroína

Sensações Cromáticas, por Rita Heroína

Poucas pessoas sabem, mas as cores têm muita influência psicológica nas nossas vidas. Elas causam sensações, tanto quando as vemos no outro ou em algo, quanto quando vestimos uma cor.  Desde a hora que você levanta da cama, até a hora que vai dormir, as cores estão no seu campo de visão em todo lugar. Quer você queira ou não, elas influenciam seus sentimentos.

Cores claras, por exemplo, passam receptividade, e as escuras formalidade.

Cores quentes são mais simpáticas, enquanto as cores frias, comunicam equilíbrio.

Cores intensas são dinâmicas, passam criatividade, já as cores mais opacas têm a mensagem de maturidade.

Mas isso é um panorama bem geral e amplo, sobre um princípio das sensações cromáticas. Vamos agora conversar sobre a mensagem de algumas cores em específico.

Começando pelo vermelho, que  é uma cor excitante, estimulante, e de bastante presença. Sugere uma personalidade dramática e segura. Corajosa e vigorosa. Tem a mensagem de vitalidade, força, liderança, extroversão. É uma ótima escolha para quando quiser deixar uma marca, pois é a cor com maior comprimento de onda, ou seja, leva muito tempo para esquecer.

O rosa é a cor universal do amor, representa a mulher e a feminilidade. Suavidade, amabilidade e gentileza. Delicadeza e até sensualidade nos tons mais fortes. Para angariar simpatia, vá de rosa!

Já o laranja sugere uma personalidade sociável, divertida e alegre. Organizada, estimulante e espontânea. Super enérgica e interativa. Ela vai te ajudar a renovar suas energias!

O amarelo eu costumo falar que é o “welcome”. É uma cor super convidativa e descontraída, de interação. Sugere personalidade extrovertida e alegre, de quem está aberto a novas experiências e mudanças. Também pode ser associada ao intelecto, de pensamento criativo. Para ser facilmente encontrada, opte pelo amarelo.

O verde é a renovação! Ele revigora, comunica jovialidade e natureza. Lealdade e responsabilidade. Você pode escolher essa cor quando precisar relaxar a mente.

O azul é curiosamente a cor mais ‘gostável’ entre as pessoas. Traz segurança, confiança e verdade. Também é tranquila, comunica paz, racionalidade e paciência. Ótima para vestir quando quiser acalmar as tensões, ou passar comando sobre a situação.

E agora, fica aí de reflexão: inconscientemente você já escolheu a cor das suas roupas pensando na sensação que ela transmite?

patriciazmelo@gmail.com

NO COMMENTS

Sorry, the comment form is closed at this time.