Home / Agenda  / Pinacoteca de São Paulo apresenta o programa “Atos Modernos”

O programa “Atos modernos” reunirá 5 artistas e pesquisadores de diferentes geografias e linguagens que compartilharão seus portfólios e processos criativos, articulando possíveis indícios da modernidade no imaginário institucional e artístico contemporâneo. Ao refletir sobre o contexto colonial e pós-colonial, estruturantes da história do Brasil, é possível afirmar que modernidade não existe sem colonialidade? Como tal questionamento nos encontra, confronta e afeta?

O grupo de artistas é formado por Castiel Vitorino Brasileiro, Mitsy Queiroz, Luciara dos Santos Ribeiro, Olinda Tupinambá e Charlene Bicalho, que de certa forma encontram-se com pesquisas sobre memórias e acervos, temporalidades e ancestralidade. Assim como princípio, o programa retoma o conceito de Sankofa, palavra de origem africana do povo de Acrã, em Gana, que significa regressar as raízes. Como filosofia, Sankofa nos convida a conhecer o passado para compreender o presente e avançar à passos firmes ao futuro.

Com duração de um ano, a partir de junho de 2021, o programa comissionará trabalhos inéditos, onde cada artista terá espaço na programação pública da Pinacoteca para realização de projetos presenciais ou transmitidos nas plataformas digitais da Pinacoteca. Ao final desse processo, uma publicação reunirá fotos, ensaios, pequenos artigos desenvolvidos durante a programa e os registros dos trabalhos comissionados.

patriciazmelo@gmail.com

NO COMMENTS

Sorry, the comment form is closed at this time.