Search

“Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema”no CCBB SP

A mostra “Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema” traz um olhar de como a figura da “bruxa” foi construída ao longo da história do cinema, até 28 de março, de forma híbrida, com sessões presenciais, debates e encontros online, no CCBB São Paulo.

No total, 25 filmes clássicos e contemporâneos, divididos em dois eixos temáticos: de um lado, os principais estereótipos que formam o arquétipo da bruxa no cinema ocidental como “O Reino das Fadas” de Georges Méliès, o clássico “Suspiria”, de Dario Argento, entre outros. Por outro lado, a mostra apresenta contrapontos de reinvenção dessa figura, com destaque para filmes de cineastas mulheres e para uma perspectiva “decolonial”, como “Covil das Bruxas”, da ucraniana Maya Deren, “A Árvore de Zimbro“, com a cantora Björk , “A Bruxa do Amor”, da americana Anna Biller, “A Dupla Jornada”, da brasileira Helena Solberg, entre outras.

**A Abertura acontece no dia 11/03, sexta, às 17h, com o clássico “Dias de Ira”, de Carl Theodor Dreyer, em sessão presencial comentada por Aaron Cutler e Mariana Shellard. Pra criançada, sessão especial do também clássico “O Mágico de Oz”, de Victor Fleming.

A programação conta ainda com um ciclo de debates com convidados nacionais e internacionais. Destaque para a masterclass virtual, no dia 09 de abril, com a pensadora e escritora italiana Silvia Federici, autora dos livros “Calibã e a Bruxa”, “O Ponto Zero da Revolução” e “Mulheres e Caça às Bruxas”.  

Mais informações no site bb.com.br/cultura

Write a response

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Close
Close