Uma mesma imagem pode reter uma série de interpretações e significados, mas sempre há um contexto em comum que ela desperta em todos que a observam. As fotografias trazem um conteúdo adicional inevitável: a memória. Tema esse intrínseco à exposição “We Never Left The House”, da artista e filmmaker norte-americana Zazie Ray-Trapido, que será aberta ao público neste sábado, dia 29, na Galeria Mola.
Com 29 obras, que incluem fotografias produzidas em 35mm e digitais, colagens entre os dois estilos e pinturas sobre fotografias, a mostra apresenta um olhar delicado da artista sobre locais que permearam sua história de vida e pessoas que fazem parte do seu convívio, em momentos que resgatam memórias e sentimentos profundos com tanta sensibilidade, que transpassa a imagem e chega aos apreciadores da exposição. “Para mim, o tema principal é o lar. Isso pode significar ‘quem’ é o lar, ‘onde’ é o lar ou ‘o que’ é o lar, e como isso se transforma em algo novo ou se torna algo antigo”, explica a autora, Zazie Ray-Trapido.
Segundo o curador da exposição, Sandro Leite, a frase da artista se traduz em uma das sequências mais curiosas e admiráveis da mostra, na qual Zazie fotografa sua avó na piscina durante o aniversário de 90 anos da matriarca. “Esta é uma das definições de ‘lar’ da artista. É possível sentir a força dessa palavra ao olhar para essas imagens da avó, por exemplo”, comenta o curador. Ao analisar a exposição como um todo, Sandro explica que as técnicas usadas pela autora são totalmente coerentes com os temas propostos. “Resgatar uma memória é sempre oportunidade de apresentá-la ao mundo com nova roupagem, renovada. Mas quem vive de memórias corre o risco de postergar qualquer possibilidade de redenção. Quem as reanima, talvez consiga transcendê-las. Fotografias pintadas ‘re-animam’! Dão novo frescor, nova coloração”, enfatiza o curador.
A exposição “We Never Left The House” permanece de 29 de julho a 07 de outubro na Galeria Mola, Praça Conde de Agrolongo, 126 A, em Braga, Portugal. O horário de visitação é das 14h às 18h, às sextas-feiras, e das 10h às 13h, aos sábados. A entrada é gratuita.