A banda Yayá Massemba apresenta o showMulheres no Samba, dia 3 de setembro, sábado, às 17h, no Sesc Santo Amaro, em São Paulo. O show conta com as participações de Mestra Dó e a clarinetista Luana Idelfonso. O show reúne as canções autorais da banda e releituras do samba de roda, saudando a tradição popular aliada a novas formas de expressão.
Inspiradas pela música de Roberto Mendes e Capinan, as musicistas Ana Tomich (voz e violão de sete cordas), Ive Farias (voz e percussão), Priscilla Oliveira (voz e cavaquinho) e Rafaela Bhakti (percussão e dança) exploram diferentes vertentes do samba baiano como o samba de roda e o samba chula do Recôncavo.
No repertório autoral, mais de 12 músicas apresentam uma sonoridade que valoriza a tradição, ao mesmo tempo em que traz arranjos ao som de quatro vozes, violão 7, cavaquinho, surdo, pandeiro, berimbau, atabaque e percussões.
A banda Yayá Massemba nasceu em 2018, na Chapada Diamantina, na Bahia, a partir da vontade de fortalecer e dar visibilidade ao protagonismo das mulheres no samba. As musicistas pesquisam o samba de roda, samba chula, samba rural e a capoeira, expressões da cultura negra baiana.
Yayá significa mãe em Iorubá e Massemba significa umbigada em Kimbundu. A sonoridade é baseada, sobretudo, no Samba de Roda do Recôncavo Baiano. O show De Umbigo a Umbigo teve mais de 100 apresentações, na Bahia e em São Paulo. O projeto tem o objetivo de reavivar a tradição das apresentações artísticas durante as feiras locais. Para o grupo, os espaços de encontro social e trocas materiais e simbólicas, e as feiras livres são verdadeiros patrimônios culturais. Os shows contam com a participação de grupos locais, rodas de conversa e oficinas de música e dança. Em sua primeira edição esteve presente nas cidades de Palmeiras, Seabra, Andaraí e Iraquara.
Yayá Massemba – No showMulheres no Samba
Com Mestra Dó e Luana Idelfonso.
Dia 3/9, sábado, das 17h às 18h
Praça Coberta. Livre. Grátis.
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.
Foto: Gessica Correia La Luz