2
Search

O Rio de Machado de Assis em Canções é exibido na Tijuca, Rio

O Rio de Machado de Assis em Canções faz uma ponte entre composições sobre a cidade do Rio de Janeiro e o livro “Contos Fluminenses”, do escritor Machado de Assis. O show, lançado em formato digital durante a pandemia de Covid-19, chega, dia 13 de janeiro, ao Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, Rio de Janeiro.

No repertório da apresentação, cada canção se refere a um personagem, uma paisagem ou um tema dos contos machadianos, formando um mosaico alegre e comovente, uma paisagem afetiva da cidade, suas particularidades e geografia. O mais famoso dos contos, “Miss Dollar”, é representado no show por “Pra Que Discutir com Madame?”, de Haroldo Barbosa e Janet de Almeida, e o amor idealizado, por “Eu Sonhei Que Estavas Tão Linda”, de Lamartine Babo e Francisco Mattoso. As viagens de bonde estão em “E o 56 Não Veio”, de Wilson Batista, em “Lá Vem o Ipanema” e na jocosa “Shopping Móvel”, de Luizinho To Blow e Cláudio Guimarães. A Lapa do final do século se apresenta remoçada em “Beijo Sem”, de Adriana Calcanhotto. Ainda no roteiro do show estão as músicas “Praça Mauá”, de Aldir Blanc e Moacyr Luz, “Sertaneja (Nenê)”, de  Catulo da Paixão Cearense e Ernesto Nazareth, e “Mocinho Bonito”, de Billy Blanco. 

Mariana Baltar, Wladimir Pinheiro e Lui Coimbra são os cantores que encarnam suavemente estes personagens, acompanhados por Luís Barcelos (bandolim e cavaquinho) e Marcos Suzano (percussão): “a formação é de um regional de choro de câmara”, brinca Lui Coimbra, também diretor musical do projeto. 

Foto: Dan Coelho

Close
Plataforma de curadoria sobre o mercado de luxo global | Compartilhe Experiências
Close