A Alexandre Birman foi convidada a integrar a edição de 2025 do Pointe Project, iniciativa do Youth America Grand Prix (YAGP), o maior programa de bolsas de ballet do mundo, com a criação de uma sapatilha de ponta exclusiva. A peça foi apresentada durante o YAGP Anniversary Gala, realizado no Alice Tully Hall, Lincoln Center, em Nova York — um dos eventos mais aguardados da temporada de ballet da primavera nova-iorquina, que chega à sua 26ª edição.
Em anos anteriores, nomes como The Row, Aquazzura e Giuseppe Zanotti também participaram do projeto. A sapatilha assinada por Alexandre Birman será leiloada após o evento, com a renda revertida integralmente para os programas de bolsas do YAGP.
“Para essa peça única, a ideia foi trazer a feminilidade do nosso icônico laço Clarita, posicionado na ponta do sapato, junto às delicadas tiras de amarração que evocam o movimento e a fluidez do ballet”, explica Guilherme Kfouri, diretor criativo da Alexandre Birman. A inspiração para o design partiu de uma lembrança pessoal de Guilherme: o primeiro espetáculo de ballet que assistiu na infância — Giselle. “Quis que a ponta e o laço frontal da sapatilha refletissem, de alguma forma, esse momento especial. Por isso, adornamos ambos com cristais aplicados à mão, delicadamente posicionados sobre o cetim”, completa.
As fitas de amarração foram confeccionadas em Nappa Soft, um couro de maciez excepcional, no mesmo tom da sapatilha, conferindo harmonia e elegância ao conjunto. O resultado é uma peça que celebra a "Saiba mais sobre" arte do ballet com sofisticação, unindo memória afetiva, emoção e design.
Em homenagem à colaboração, a marca realiza ainda uma ativação especial em Nova York com a bailarina brasileira Ingrid Silva (@ingridsilva), residente na cidade e referência internacional no universo da dança. Além da sapatilha customizada, a ação destaca a Clarita Ballerina — produto da coleção atual que incorpora a proposta contemporânea da Alexandre Birman.