Lifestyle
Falcon 10X redefine jato executivo
Dassault apresenta Falcon 10X, novo jato executivo de longo alcance.
Igor Lopes
13 de mar. de 2026

A Dassault Aviation apresentou o Falcon 10X, novo modelo topo de linha da família Falcon. O lançamento ocorreu em Bordeaux-Mérignac, na França, diante de mais de 400 clientes, parceiros e líderes da aviação reunidos em um novo pavilhão de produção da companhia.
Quando a aeronave foi revelada às 20h, no horário de Paris, a fabricante apresentou um projeto voltado ao futuro da aviação executiva de longo alcance. O Falcon 10X introduz a cabine mais ampla da linha Falcon, desenvolvida para permitir novas configurações de interiores e ampliar o espaço disponível para passageiros durante o voo.
Com 2,77 metros de largura e 2,03 metros de altura, o interior da aeronave permite a criação de até três ou quatro ambientes distintos, incluindo áreas de jantar, suítes privativas, quartos completos e instalações opcionais de chuveiro. A fuselagem também incorpora 38 janelas extragrandes, cerca de 50% maiores que as do Falcon 8X, ampliando a entrada de luz natural.
Desempenho e alcance do Falcon 10X
O Falcon 10X foi projetado para voar a velocidades próximas à barreira do som, com velocidade máxima de 0,925 Mach e alcance de até 7.500 milhas náuticas. Esse desempenho permite conectar rotas intercontinentais como Nova York e Xangai, Los Angeles e Sydney, São Paulo e Dubai, ou Pequim e Paris.
A aeronave mantém pressão de cabine equivalente a 3.000 pés durante o cruzeiro a 41.000 pés de altitude, com ar 100% renovado continuamente e zonas de temperatura ajustáveis. A estrutura incorpora uma nova asa totalmente construída em compósito, desenvolvida para melhorar a eficiência aerodinâmica e reduzir peso, mantendo a flexibilidade operacional da família Falcon.
Tecnologia de voo e nova cabine de comando
O Falcon 10X estreia a cabine de comando NeXus, sistema desenvolvido para reduzir a carga de trabalho dos pilotos e ampliar a percepção situacional durante o voo. O ambiente integra grandes telas sensíveis ao toque e ferramentas de automação voltadas à gestão de missões complexas.
O modelo também inclui o sistema FalconEye Enhanced Vision System, que amplia a capacidade de operação em condições de baixa visibilidade. A aeronave incorpora ainda a terceira geração do Sistema de Controle de Voo Digital da Dassault, integrado a um acelerador inteligente inspirado nos controles do caça Rafale.
O novo jato será equipado com motores Pearl 10X, desenvolvidos pela Rolls-Royce, com impulso superior a 18.000 libras. O conjunto foi projetado para combinar potência, eficiência e níveis reduzidos de ruído e emissões.
Com a apresentação concluída, o programa Falcon 10X entra na próxima etapa de desenvolvimento, com início dos testes de voo antes da entrada em serviço do novo modelo da família Falcon.
Instagram:
@dassaultaviation



