Beleza
Natura lidera ESG na América Latina
Natura lidera sustentabilidade na América Latina e é 4ª no mundo.
Igor Lopes
21 de fev. de 2026
A Natura foi reconhecida como a empresa de beleza mais sustentável da América Latina no S&P Global Sustainability Yearbook 2026. A companhia alcançou a 4ª posição global no setor de Personal Products e superou a média da indústria, consolidando sua liderança em ESG e governança corporativa.
O resultado decorre do desempenho no Corporate Sustainability Assessment 2025, no qual a empresa obteve 79 de 100 pontos. A pontuação garantiu o reconhecimento como Industry Mover, distinção concedida às companhias que apresentam uma das maiores evoluções em suas práticas.
Avaliação global e desempenho no CSA
Para a edição de 2026 do anuário, mais de 9.200 empresas foram avaliadas no CSA 2025. Destas, 848 companhias, distribuídas em 59 setores, foram selecionadas com base em desempenho ambiental, social e de governança.
A avaliação, utilizada como referência por investidores globais, também fundamenta índices como o Dow Jones Sustainability Index. No relatório, a Natura obteve destaque em dimensões relacionadas à crise climática e biodiversidade, com pontuações máximas nesses critérios.
A empresa mantém atuação na sociobioeconomia amazônica há mais de 25 anos, em parceria com mais de 10 mil famílias agroextrativistas. A operação contribui para a conservação de 2,2 milhões de hectares de floresta. A companhia também reporta pioneirismo no uso de energia limpa em operações e logística e reforçou seu posicionamento na COP30, realizada em Belém, no Pará.
Além disso, a Natura posicionou-se como Early Adopter dos padrões globais IFRS S1 e S2, ampliando a transparência financeira em sustentabilidade.
Estratégia regenerativa e governança corporativa
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de beleza e cuidados pessoais com operações em 14 países da América Latina. A marca atua com mais de 3 milhões de consultoras, além de e-commerce, aplicativo e mais de mil lojas físicas.
Em 2014, tornou-se a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação Empresa B pelo B Lab. No Brasil, lidera há 11 anos consecutivos o ranking Merco como empresa de melhor reputação e mais responsável em ESG.
Ao comentar o reconhecimento, Ana Costa, vice-presidente de Sustentabilidade, Jurídico e Reputação, afirmou: "Este reconhecimento chancela a consistência da Natura em suas ações, sempre alinhada à estratégia de se tornar um negócio 100% regenerativo até 2050. A solidez da nossa liderança também é comprovada no âmbito do CSA, que atua como um mecanismo fundamental de transparência e mensuração, especialmente para empresas de capital aberto, e demonstra nossa liderança também em boas práticas de governança corporativa."
Instagram
@naturabrasil




