A atriz Claudia Abreu faz sua estreia em seu primeiro monólogo em “Virginia”, no Teatro XP Investimentos, de 21 de outubro a 20 de novembro, sextas e sábados às 20h e domingo às 19h. Com direção de Amir Haddad, a peça é inspirada na vida e a obra da autora inglesa Virginia Woolf (1882-1941).
O espetáculo é o resultado dos vários atravessamentos que Virginia Woolf provocou em Claudia Abreu ao longo de sua trajetória. Segundo a atriz, a relação de Claudia com Virginia Woolf começou em 1989, em ‘Orlando’, montagem assinada por Bia Lessa. Aos 18 anos, ela travou contato inicial com a escritora de clássicos como ‘Mrs Dalloway’, ‘Ao Farol’ e ‘As Ondas’. No entanto, somente em 2016, com a indicação de uma professora de literatura, que a atriz reencontrou e mergulhou de cabeça no universo da autora. Após ler e reler alguns livros, incluindo as memórias, biografias e diários, a vontade de escrever sobre a autora e apresentar ao público suas criações falou mais alto.
Eu me apaixonei por ela novamente. Fiquei fascinada ao perceber como uma pessoa conseguiu construir esta obra brilhante com tanto desequilíbrio, tragédias pessoais e problemas que teve na vida. Como ela conseguiu reunir os cacos? o texto também vem deste desejo de fazer algo que me toca, do que me interessa falar hoje. De falar do ser humano, sobre o que fazemos com as dores da existência, sobre as incertezas na criação artística, e também falar da condição da mulher ontem e hoje. Não poderia fazer uma personagem tão profunda sem a vivência pessoal e teatral que tenho hoje”, comenta a atriz.
Foto: Divulgação