Por Elaine Leme
Não é pra qualquer um de 20 e poucos anos ser responsável por eventos culturais inéditos, realizados no Rio de Janeiro e "Saiba mais sobre" São Paulo. Mas Luiz Guilherme Niemeyer começou nos bastidores de entretenimento ainda criança. Aos 16 anos, ainda como estagiário, já frequentava as dependências da PlanMusic. Neste período, pode acompanhar e participar de grandes produções musicais como Stevie Wonder e Gilberto Gil na praia de Copacabana, show de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, Festival Circuito Banco do Brasil e turnês como as de Paul McCartney e Rolling Stones.
Também participou da produção de espetáculos de teatro musical como “Simbora – A História de Wilson Simonal” e “Hebe – O Musical”. Ao final de 2016, finalizou sua passagem pela PlanMusic e retornou à produção de pequenos eventos. Montou a empresa Bonus Track, empresa de produção cultural e management artístico, com foco em música. Daí não parou mais. Agora, em 2022, ele idealizou o Festival MITA, no Rio de Janeiro e São Paulo, com muitas atrações incríveis e sucesso absoluto de público e crítica.
Hoje, ele comanda toda a programação cultural do Teatro XP Investimentos, no Rio de Janeiro. Em um bate papo, ele fala mais sobre o que está por trás de toda a produção e novidades para o teatro.
Qual é a importância do Teatro XP para o Rio de Janeiro?
Pra mim, todo e qualquer teatro tem uma importância cultural muito relevante para as cidades. O Teatro XP falando especificamente era o antigo Teatro do Jockey, que estava abandonado já há uns três anos, e ele foi devolvido à cidade e a população do Rio de Janeiro.
Essa transformação em teatro do Jockey pra Teatro XP foi muito importante pra devolver um instrumento cultural, tombado e relevante. Hoje devolvemos para os moradores do Rio de Janeiro uma programação cultural de qualidade.
Quais são as novidades para o Teatro XP?
As novidades são muitas. A gente na verdade acabou de sair de uma temporada de Fernanda Montenegro, lendo Nelson Rodrigues, acabou de passar por lá também o Tonico Pereira. Nesse momento está em cartaz a peça “A Vida Não É Um Musical – O Musical” que é incrível.
Para o mês de outubro, lançaremos uma peça chamada “A Vingança” logo na sequência temos a peça que foi um sucesso em São Paulo com a Cláudia Abreu chamada “Virginia” assim a gente encerra 2022.
Ainda tem uma programação musical com show do Zé Britto esse ano, enfim, algumas outras coisas que a gente deve anunciar nos próximos dias. Para 2023 em janeiro e fevereiro, teremos a festa da comédia carioca, que é nossa produção. E também trazemos grandes nomes do humor e da comédia para fazer uma residência aqui no Teatro XP. E já estamos trabalhando numa programação também no meio do ano que vem com foco em música, gostaríamos de trazer um pouco mais de música para o teatro
Qual é a expectativa sobre a cultura e o entretenimento para 2023?
A expectativa do setor da cultura para 2023 é crescente. A gente na verdade foi o setor muito abalado pela pandemia, em alguns momentos chegou até ser criminalizado.
Então acredito que com o passar do tempo as pessoas estarão retomando a confiança no setor, nas produções e produtoras, até em questões de segurança para se sentirem seguros o suficiente pra sair, né? Acho que a cultura está numa crescente e espero que continue em 2023.
Crédito: Ana Branco