Search

Como mesclar diferentes referências decorativas

Hoje o assunto é falar de diferentes referências decorativas nos residenciais. São tantas opções que normalmente nos perdermos nas escolhas da decoração. Pensando nisso, os arquitetos Bernardo e Priscila Tressino, do escritório PB Arquitetura listaram pontos para te ajudar nessa escolha e pode fazer a diferença no seu décor.

Por onde começar: a dupla ressalta a importância de listarem as preferências e interesses dos moradores. Questões como as cores que mais os agradam e menções que envolvem texturas, papéis de parede, estampas e o design dos mobiliários são alguns dos pontos que ajudam os arquitetos a sentarem para discutir as melhores combinações. “Nada é óbvio e não existe uma ‘receita de bolo’ a ser implementada. Por isso, o visual pode surpreender sempre!  Com a nossa prática no escritório, aprendemos que o estilo pessoal de cada cliente, seja pela idade, poder aquisitivo ou o que quer que seja, não dita a regra para o desenvolvimento do projeto. Ouvimos muito cada um deles e criamos tudo atendendo as expectativas que eles nos apresentam”, comenta Bernardo. 

No apartamento com 300m² realizado pelos arquitetos, a sofisticação foi conquistada por meio da mescla entre referências de um décor contemporâneo com peças mais clássicas. Na sala de jantar, as cadeiras provençais escuras, no estilo Luis XV, e a mesa alongada compõem um ambiente particular junto aos lustres delicados. Nas duas pontas, as poltronas, de modelo imperador, são imponentes. Para finalizar, dois lustres de cristal deixam o décor ainda mais imponente.

Pontos de destaque: adoção de características distintas da decoração pode se fazer presente tanto em um único cômodo ou salpicado pelos demais espaços da residência. A busca pelos contrapontos em equilíbrio sutil é o maior desafio do arquiteto. A riqueza mora nos detalhes e a grande sacada é apostar em pontos de destaque dispostos com criatividade. A arquitetura de interiores nos abre horizontes para seguir além do óbvio e trabalhar um olhar singular”, esclarece Priscila. Dentro de uma roupagem atual, ela explica que um exemplo bastante praticado é a aplicação de molduras retas e monocromáticas, assumindo um viés mais moderno. “Substitui muito bem aqueles ‘rococós’ com flor-de-lis dourados que são típicos do clássico”, completa.

Inspirado no banheiro da designer italiana Donatella Versace, o lavabo preto promove um mix entre o contemporâneo, o clássico e o barroco. Do lado esquerdo, arabescos dourados ornamentam a parede com fundo escuro. O móvel pautado no estilo barroco e tom dourado foi a base eleita para receber a cuba de apoio de cerâmica ornamentada por florais na mesma cor. Para completar, um lustre de cristal.

No geral, a paleta de cores e a escolha dos materiais exercem o papel mais importante no resultado, mas outros diversos pontos de contrastes podem ser trabalhados, como a mistura de texturas, o novo com o antigo, o simples e o elaborado e as formas retas e orgânicas.

A dica dos arquitetos para quem deseja inserir pitadas de clássico no moderno, os dois enumeram como a decoração pode ser trabalhada:

– Materiais nobres como mármore, seda, cristal;

– Mobiliário clássico como cadeiras, poltronas, marcenaria provençal e peças herdadas que possam ser revitalizadas;

– Adornos: boiseries, lustres e vasos de cristal, estampas românticas com motivos florais e de arabescos, tapeçaria, papel de parede, metais nos tons dourado ou de latão (incluindo os puxadores, gradis e torneiras/misturadores e outros acessórios para cozinhas e banheiros).

Longe de investir apenas no preto e branco, a criatividade e disposição são essenciais para quem procura um décor com mais de uma identidade. A medida certa para aplicação dos itens resulta em projetos com personalidade única.

Na varanda gourmet, a marcenaria almofadada e azul adiciona o toque de afetividade muito próprio do décor clássico. Para arrematar, a ilha da cozinha foi ornamentada com boiseries.

Serviço:

PB Arquitetura

End. Alameda Caulim, 115 sala 710

Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul – SP

Telefone: (11) 2311-1178 / (11) 96202-1731

Instagram: @pbarquiteturanoinsta

Site: www.pbarquitetura.com.br

Fotos: Henrique Ribeiro

Write a response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close
Close