Dicas das arquitetas Audrey Carolini e Thamires Mendes, do Arq Tab, para deixar a sua casa mais aconchegante
Para trazer aconchego aos ambientes, acreditamos que os principais pontos sejam as texturas e as sensações que elas trazem, tanto nos tecidos quanto nos acabamentos, paredes, etc, e a iluminação! Sempre buscamos luzes mais quentes e indiretas, criando cenários dentro do espaço e também proporcionando diversas possibilidades através dos circuitos independentes.”
Podemos falar sobre as redes de um modo geral. Por serem de diversos tamanhos, e por serem muito democráticas, tem sido muito utilizadas em ambientes de descompressão, pois auxiliam no processo de relaxamento dentro de casa. A segunda dica é a utilização de iluminação indireta em ambientes sociais. Luminárias pendentes, arandelas e balizadores podem servir pontos de auxílio na iluminação, sem de fato estarem incidindo sobre o olhar do observador. São ótimas para comporem home theathers, dormitórios, e lavabos por exemplo.
Tapetes são sempre pontos chaves. Servem às vezes para atenuar o frio dos porcelanatos, considerados pisos frios. Além de trazer conforto térmico para casos como este, trazem textura e movimento para os ambientes. As cortinas são elementos que ajudam a trazer uma sensação de bem-estar. A combinação dos tecidos em voil com um linho mais espesso além de trazer a sensação de bem estar, ajuda a manter o conforto térmico dos ambientes.
As cores também são elementos que contribuem para trazer a sensação de aconchego aos ambientes. Tetos, cabeceiras coloridas, detalhes orgânicos e até ortogonais, ajudam na criação de ambientes que podem ser criativos ou sóbrios, a depender dos tons empregados
Outra carta na manga, quando o assunto é bem-estar, é a combinação de mantas com almofadas em espaços variados. Dormitórios, salas, espaços de descompressão e dormitório de hóspedes, são ambientes onde podemos apostar nessa combinação que traz uma clima relax, ótimo para curtir o fim da tarde.
FOTOS: @ab_comunicacao/Amanda Bibiano