O clima de retrospectiva de fim de ano também chega ao turismo. Em 2025, os brasileiros mostraram disposição para atravessar o mundo, mas sem abrir mão dos destinos nacionais. É o que revela a nova análise do KAYAK, principal buscador de viagens do mundo, que mapeou as preferências de voos e hospedagens ao longo do ano.
Entre janeiro e dezembro, dos 40 destinos mais buscados para voos de ida e volta em classe econômica, 29 foram domésticos. O mesmo padrão aparece nas buscas por hospedagem, com 25 destinos nacionais entre os 40 mais procurados. O dado reforça a força do turismo interno, especialmente do Nordeste, mesmo em um cenário de crescimento do interesse por viagens internacionais.
Nordeste lidera buscas e Tóquio cresce no radar internacional
São Paulo e Rio de Janeiro lideraram o ranking de voos em 2025, seguidos por uma forte presença de capitais e destinos turísticos do Nordeste, como Recife, Salvador, Fortaleza, Maceió e João Pessoa. João Pessoa se destacou com crescimento de 17% nas buscas, enquanto Maceió e Porto Seguro registraram alta de 4%.

No cenário internacional, Tóquio chamou atenção ao registrar aumento de 82% nas buscas por voos em relação a 2024, um dos maiores crescimentos do ranking. Outros destinos também tiveram avanços relevantes, como Lima, com alta de 96%, Madrid com 50%, Paris com 16% e Roma com 14%, indicando maior interesse por cidades europeias e destinos próximos.

O levantamento também mostrou mudanças no perfil de busca por classes de voo. As pesquisas por classe econômica se mantiveram estáveis, enquanto categorias mais confortáveis ganharam espaço. As buscas por primeira classe cresceram 7%, classe executiva 12% e premium econômica 25%. Para Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil, “o crescimento nas buscas por classes além da econômica indica que os brasileiros passaram a priorizar mais conforto este ano, fator geralmente mais decisivo em voos longos ou internacionais, ainda em um contexto que exige maior sensibilidade a preços”.
Hospedagem segue dominada pelo Brasil, com avanço do Caribe e da Europa
Nas buscas por hospedagem, o Rio de Janeiro foi o destino mais procurado para estadias em 2025, seguido por São Paulo e Maceió. O Nordeste novamente aparece em peso, com Fortaleza, Porto Seguro, João Pessoa, Recife e Natal entre os destaques.
Alguns destinos internacionais tiveram crescimento expressivo nas buscas por hospedagem, como Punta Cana, no Caribe, com alta de 85%, além de Londres, Paris e Roma. No Brasil, Gramado e Porto Alegre também cresceram, representando o fortalecimento do turismo no Sul.
A análise do KAYAK mostra ainda os valores médios pagos em diárias ao longo do ano, que variaram de R$ 255 em hotéis de uma estrela a R$ 1.285 em hotéis cinco estrelas. O comportamento de planejamento também chamou atenção. A duração média das viagens, com base nas buscas por voos, foi de nove dias, enquanto a média de estadia ficou em quatro dias. Já a antecedência de compra foi maior para passagens aéreas, com cerca de 30 dias, enquanto a hospedagem foi buscada, em média, sete dias antes da viagem.
Instagram:
@kayak




