No ano em que comemora 30 anos de trajetória, a CI&T (NYSE:CINT) lança, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), o AI Lighthouse Awards, primeiro reconhecimento no Brasil criado para destacar empresas que utilizam a Inteligência Artificial (IA) de forma ética, estratégica e com impacto positivo nos "Saiba mais sobre" negócios e na sociedade.
O evento de lançamento acontece no dia 4 de novembro, das 8h30 às 12h30, na Casa Fasano, em "Saiba mais sobre" São Paulo, em formato brunch exclusivo que reunirá lideranças empresariais, especialistas em tecnologia e inovação.
A cerimônia contará com a abertura de Cesar Gon, CEO da CI&T, e uma palestra principal de Arthur Igreja, referência internacional em inovação e cofundador da plataforma AAA Inovação. Além da apresentação da metodologia e premiação conduzidas pela FDC, o encontro terá momentos de networking e coffee break, promovendo um espaço de diálogo sobre o futuro da IA e sua aplicação responsável no ambiente corporativo.
“Sermos pioneiros, junto com a Fundação Dom Cabral, no lançamento de um reconhecimento dessa magnitude no Brasil reforça nossa crença de que a Inteligência Artificial deve ser aplicada com responsabilidade, propósito e visão de futuro. A CI&T tem no DNA o compromisso de antecipar tendências e gerar impacto positivo por meio da inovação. O AI Lighthouse Awards é um passo importante em práticas transformadoras de IA”, afirma Bob Wollheim, sócio e vice-presidente da CI&T.
A metodologia da FDC é o alicerce da premiação e garante uma avaliação independente e criteriosa das empresas participantes. O processo considera indicadores quantitativos e qualitativos sobre governança, cultura e escala na adoção de IA, assegurando uma leitura ampla e consistente do cenário brasileiro.
O resultado dará origem ao primeiro índice positivo de IA no Brasil, com validade anual, reconhecendo organizações que aplicam a tecnologia com propósito e impacto real.
“Nosso papel é oferecer conhecimento confiável e metodologias robustas que apoiem líderes empresariais em suas decisões estratégicas. Essa parceria com a CI&T permite que o Brasil tenha, pela primeira vez, um prêmio que mede o uso responsável da Inteligência Artificial, fortalecendo o ecossistema de inovação e inspirando práticas de referência mundial”, disse Hugo Tadeu, professor e diretor do Núcleo de Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da FDC.
Além do foco em inovação, o evento incorpora uma ação social alinhada ao propósito da CI&T de gerar impacto positivo por meio da tecnologia. Os R$ 100 mil que seriam destinados a brindes aos convidados serão doados ao Grupo Primavera, instituição que promove ensino e formação para crianças e adolescentes. Toda a estrutura foi planejada com materiais renováveis e recicláveis, reforçando o compromisso da empresa com a inclusão digital e o desenvolvimento humano.
As inscrições para o processo avaliativo do AI Lighthouse Awards estão abertas até 22 de outubro, no site oficial do prêmio.




