2
Search

Mel Kawahara utiliza técnica do plissado em suas luminárias

Formada em arquitetura pela FAU/USP, a designer de luminárias Mel Kawahara descobriu ainda na faculdade o caminho profissional pelo qual queria seguir. Foi durante o projeto final de graduação, em que pesquisou o processo das dobras com alguns materiais, incluindo o papel, que decidiu trabalhar com o plissado.

Já a escolha pelas luminárias surgiu na sequência, enquanto viajava pela Escandinávia. Em um lugar com pouca luz natural, Mel percebeu como a iluminação tem importância na vida das pessoas. A partir daí, a designer criou sua primeira coleção de luminárias de desenho delicado, feitas com dobras de papel, que é um material de grande valor afetivo para ela por causa de sua descendência japonesa. Depois de apresentadas ao mercado durante feiras e eventos, as peças logo conquistaram espaço importante na cena do design nacional e o plissado impecável se tornou a marca registrada de Mel.

Passado algum tempo, ela percebeu que o papel tinha algumas limitações com as inúmeras dobras e vincos feitos no processo de fabricação e também no uso da peça no dia a dia. Então, a designer chegou à conclusão de que era preciso buscar um material mais resistente, mas que tivesse o mesmo efeito visual — translúcido, fino e maleável como o papel. O filme de polipropileno e polietileno, que atualmente é a matéria-prima com a qual Mel trabalha, surgiu como a opção ideal. Apesar da mudança, a maior parte do processo de fabricação das luminárias continua manual, como é feito desde 2017, quando a marca foi lançada.

O ateliê da artista está localizado na Rua Mateus Grou, 260, Pinheiros, São Paulo

Close
Plataforma de curadoria sobre o mercado de luxo global | Compartilhe Experiências
Close