2
Search

Guia Michelin retorna à Turquia e inclui Esmirna e Bodrum como destinos gastronômicos

O guia Michelin retorna à Turquia este ano para anunciar novos restaurantes a receberem indicações e estrelas do mais famoso guia gastronômico do mundo. Dessa vez, os destinos contemplados são Esmirna e Bodrum e serão anunciados juntamente com a segunda seleção de restaurantes de İstambul em evento oficial no mês de novembro.

O Guia Michelin Istambul, lançado em 2022, demonstra o potencial gastronômico e a diversidade culinária da Turquia, com 53 restaurantes recomendados, sendo cinco com estrelas Michelin (um restaurante com duas estrelas e quatro restaurantes com uma estrela), uma indicação Michelin Green Star e 10 Bib Gourmands. Em Istambul, o guia destacou uma variedade de pratos sazonais e especiais, além de enfatizar diferentes tipos de restaurantes – de bistrô gastronômico a restaurantes de luxo contando com os mais tradicionais nessa lista também.

Altamente enraizada nas tradições culinárias turcas do Egeu e do Mediterrâneo e no terroir local, Esmirna e seus arredores, incluindo o distrito de Urla na rota do vinho, oferecem muitas possibilidades em sua culinária. De restaurantes gastronômicos e modernos a cafeterias inovadoras, passando por restaurantes tradicionais e populares, Esmirna conta com uma diversidade culinária riquíssima. Muitas vezes dirigidos por jovens chefs locais, vários restaurantes oferecem sabores do Egeu como peixe fresco e mezzes.

Bodrum, um dos destinos turísticos turcos mais famosos do país, localizado na cidade de Muğla, apresenta uma mistura de restaurantes turcos que celebram os sabores autênticos e do mar, além de locais que oferecem cozinha internacional, sendo a asiática e a italiana as mais populares, formando uma cena gastronômica interessante. Aqui, os resorts de luxo concentram-se nas experiências gastronômicas mais requintadas e criativas. 


Mexilhões recheados de Bodrum / Divulgação – Go Türkiye

Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia Michelin, comentou essa nova seleção na Turquia. “Depois de uma primeira parada em Istambul no ano passado, nossos inspetores têm o prazer de colocar Izmir e Bodrum em seu roteiro. De fato, estes dois locais não são apenas ótimos locais para experiências culturais e turísticas, mas também possuem cenários gastronômicos que merecem ser descobertos. Esmirna e seus arredores oferecem restaurantes que elogiam o terroir local e demonstram as habilidades gastronômicas de alto nível de muitos jovens chefs, enquanto Bodrum brilha pela diversidade de seus restaurantes, desde os tradicionais e acessíveis localizados no centro da cidade, até os inovadores conceituados que podem ser encontrados em resorts de luxo. Ao adicionar esses dois novos destinos ao Guia Michelin, esperamos sinceramente espalhar mundialmente a mensagem de que a Turquia é um destino gastronômico imperdível.” 
 


Arapsaçı de Esmirna/ Divulgação – Go Türkiye

O Ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, comentou sobre a importância de ter mais duas cidades turcas no Guia. “Estamos felizes que depois de Istambul, Esmirna e Bodrum também se destacam na gastronomia. Poderemos mostrar ao mundo a riqueza de nossa cultura culinária, que tem como essência o conceito de sustentabilidade, graças aos nossos talentosos chefs que misturam os produtos mais qualificados da região com sua abordagem farm-to-table. Os visitantes que chegarem nestas cidades para provar essas iguarias ficarão admirados com as águas em tom de azul-turquesa do Mar Egeu, o rico patrimônio histórico da região, a qualidade das instalações hoteleiras e as possibilidades ilimitadas de turismo, passando pelas visitas de cruzeiro ou em veleiros. Estamos muito satisfeitos com essas duas novas adições, que mostram o crescente potencial da cena culinária turca, e acreditamos fortemente que muitas outras cidades serão adicionadas nos próximos anos.” 
 

Como em todos os destinos, o Guia Michelin destacará a cena culinária de Esmirna e Bodrum e recomendará os melhores restaurantes com base na metodologia histórica e universal do Guia Michelin. Implantada por sua equipe de inspetores anônimos e independentes, todos ex-profissionais da indústria e hoje funcionários em tempo integral do Grupo Michelin, esta metodologia foca apenas na qualidade dos alimentos propostos, avaliados segundo cinco critérios: 

– a qualidade dos ingredientes; 

– o domínio das técnicas de cozedura; 

– a harmonia dos sabores; 

– a personalidade do chef através da cozinha; 

– a consistência ao longo do tempo e em todo o menu. 


A seleção completa de restaurantes do Guia Michelin İstanbul, Esmirna e Bodrum de 2024 será revelada no dia 9 de novembro de 2023, durante a Cerimônia do Guia Michelin realizada em İstanbul. A seleção estará disponível no site do Guia Michelin logo após o evento.

Close
Plataforma de curadoria sobre o mercado de luxo global | Compartilhe Experiências
Close