2
Search

Descubra Vinhos Veroni

por Elaine Leme

“O vinho não teve que esperar para ser inventado: ele estava lá, onde quer que uvas fossem colhidas e armazenadas em um recipiente que pudesse reter seu suco…” Essa frase extraída da obra de Hugh Johnson “The Story of Wine”, da editora Mitchell-Beazley, resume sobre o início do cultivo e a fabricação do vinho. Desde tempos remotos, o cultivo da uva já fazia parte das primeiras culturas mundiais. Brás Cubas, este é o nome do primeiro produtor a pisar em terras brasileiras, em 1532. Segundo os registros históricos, ele trouxe as primeiras mudas de parreira na expedição do também lusitano e donatário de terras Martim Afonso de Souza. E é nesta fonte histórica que nos inspiramos para trazer o delicioso vinho da Veroni Wine, um vinho vegano produzido no Chile. Lançada em 2020, com um único rótulo, o Veroni Rosé, a marca vendeu mais de 25 mil garrafas, ainda em seu primeiro ano de operação. Em 2020, o crescimento do vinho bateu recorde. As vendas no Brasil acumularam alta de 31% em relação ao ano anterior. Foram 501,1 milhões de litros comercializados em 2020, segundo dados da Ideal Consulting. Além das vendas, o consumo de vinho no país subiu 18% em 2020, de acordo com a medição da Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Foram 430 milhões de litros, elevando a média per capita do brasileiro para 2,6 litros de vinho no ano. E para saber mais sobre o mercado de vinhos, conversei com a Lívia Marques, CEO da Veroni Wine, que conta como a Veroni se destaca por ser inovadora.

Sempre nos preocupamos com todas as etapas, para que o consumidor final tenha o melhor vinho rosé em sua taça”, diz Livia.

Como nasceu a Veroni?
O mercado de vinhos é tradicional, complexo e com pouca inovação. A Veroni nasceu do sonho de construir uma marca disruptiva, descomplicada e inovadora. Existe um oceano azul a ser navegado de uma maneira mais fun, leve e descomplicada de consumir vinhos, começando pela categoria Fresh. O consumo de bebidas alcoólicas está em ritmo crescente no mundo. No Brasil, há alguns anos esse movimento começou a se apontar a partir do consumo de Gin, uma bebida leve e extremamente versátil. Agora a tendência é o forte crescimento do consumo de vinho, que cresce firmemente nos últimos anos.

Aliado a isso, temos um olhar atento ao futuro e ao que deixaremos para as próximas gerações. Por isso somos uma empresa preocupada com a igualdade (3/5 da nossa diretoria é composta por mulheres, bem como 70% da nossa operação, que também é; temos um olhar atento à sustentabilidade com selo eu reciclo e pólen, além dos nossos produtos serem veganos, o que corrobora ainda mais com o fato de sermos ESG friendly).


Quem escolhe os rótulos que entram no catálogo da Veroni ?
Temos a equipe de produtos, que está sempre atenta às tendências de mercado e escolhendo produtos inovadores e que agradarão o nosso público, além de olhar para a qualidade deles. Como a Veroni é uma empresa muito aberta, transitável e acessível as pessoas se comunicam. Portanto, muitas das ideias surgem de áreas que não necessariamente tenha a ver com produtos. Depois a viabilidade é avaliada, e fazendo sentido, implementamos.

Como se diferenciar e se destacar neste mercado?
A Veroni já sai na frente por não ser mais uma empresa de vinhos no mercado. Nós geramos desejo em nossos consumidores, nossos produtos são incríveis, fazemos nossos clientes terem uma boa experiência de compra e consumo, nos preocupamos com a satisfação do nosso cliente, nossa execução é aperfeiçoada de tempos em tempos para que a qualidade esteja sempre presente. Aliado a isso, nossos produtos são veganos, assumimos um papel de deixar um mundo menos desigual, com inclusão e valorização do trabalho das mulheres, além do selo eu reciclo e pólen, estamos buscando agora nos tornar uma empresa carbono neutro, que deverá ocorrer nos próximos meses.

Onde encontrar: https://munddi.com/Veroni

Fotos: Reprodução|Instagram Veroni

Dicionário do vinho

Enologia: ciência e arte do cultivo da vide e preparação do vinho

Enófilo: amante do vinho

Sommelier: profissional especializado, encarregado de conhecer os vinhos e de todos os assuntos relacionados ao mercado.

Enólogo: profissional responsável pela elaboração do produto e está presente em todas as etapas de produção, desde o plantio da uva até a venda.

Vinicultura: produção dos vinhos

Viticultura: cultivo das vinhas.

Close
Plataforma de curadoria sobre o mercado de luxo global | Compartilhe Experiências
Close
Fale com a BlackCard Digital