Uma "Saiba mais sobre" pesquisa encomendada pela Renner e realizada pela IEMI – Inteligência de Mercado revelou um dado preocupante: 7 em cada 10 brasileiros não sabem onde descartar roupas sem condições de uso. Além disso, 5 em cada 10 já descartaram peças no lixo comum. Apesar disso, 9 em cada 10 reconhecem a importância de dar um destino adequado ao vestuário.
Para contribuir com a mudança desse cenário, a Renner lança uma campanha de conscientização conectada ao Dia da "Saiba mais sobre" Moda Responsável, celebrado em 8 de outubro. A data foi criada pela companhia e reforça seu compromisso com a "Saiba mais sobre" sustentabilidade: hoje, 8 em cada 10 peças da marca já possuem algum atributo sustentável.
EcoEstilo: programa pioneiro de logística reversa
Criado em 2011, o EcoEstilo permite que qualquer pessoa, cliente ou não, leve roupas usadas ou sem utilidade – de qualquer marca – aos pontos de coleta disponíveis em mais de 330 lojas da Renner no Brasil. As peças são enviadas para desfibragem e transformadas em fibras reutilizadas na indústria têxtil ou em outros setores, como enchimento de almofadas e estoparias.
O programa também recebe embalagens e frascos de perfumaria e "Saiba mais sobre" beleza. Em 2024, foram arrecadadas 60,8 toneladas de itens de perfumaria e beleza e 13,8 toneladas de roupas, somando desde o início do projeto 356 toneladas em perfumaria e 56,8 toneladas de roupas.
Declarações e compromissos para 2030
Segundo Eduardo Ferlauto, Diretor de Sustentabilidade da Lojas Renner S.A.:
“Com pontos de coleta em mais de 330 lojas da Renner em todo o Brasil, o EcoEstilo está diretamente conectado aos compromissos públicos de sustentabilidade da Lojas Renner S.A. para 2030, que incluem o investimento em insumos têxteis circulares e regenerativos, com a meta de garantir que 100% dos principais materiais utilizados sejam mais sustentáveis.”
Já Renata Altenfelder, CMO da Lojas Renner S.A., complementa:
“O EcoEstilo é um exemplo concreto de como a Renner transforma propósito em prática. Desde 2011, temos investido em soluções que envolvem o consumidor na construção de uma moda mais responsável. Com essa campanha, queremos ampliar essa consciência, inspirando escolhas mais sustentáveis junto aos nossos clientes e mostrando que cada atitude contribui para uma moda mais sustentável.”