A SP-Arte Rotas 2025 está de volta e maior do que nunca. A feira, que evoluiu do formato “Rotas Brasileiras”, amplia seu escopo para incluir a "Saiba mais sobre" arte latino-americana, e acontece de 27 a 31 de agosto, na Arca, em "Saiba mais sobre" São Paulo. Com a participação de 65 expositores — entre galerias, museus e projetos especiais — a feira contará com representantes de 12 estados brasileiros, além de expositores da Argentina e da Amazônia Peruana.
A curadoria de Rodrigo Moura, do Malba (Buenos Aires), consolida a feira como um espaço de descobertas e conexões, e os temas da vez são erotismo, território e ambientalismo.
Destaques e Novidades
Entre as galerias de peso confirmadas, estão nomes como Luisa Strina, Almeida & Dale, e Mendes Wood DM. A feira também abre as portas para estreantes como MT Projetos de Arte e a peruana Xapiri Ground.
A SP-Arte Rotas também serve como um aquecimento para a 36ª Bienal de São Paulo, que começa na semana seguinte. Nomes como Heitor dos Prazeres, Maxwell Alexandre e Lidia Lisbôa estarão "Saiba mais sobre" presentes nas duas mostras, oferecendo uma prévia do que virá.
Uma das novidades desta edição é o projeto Transe, com curadoria de Lucas Albuquerque, que explora o não-figurativo com um grupo de cinco jovens artistas. Já o setor Mirante, assinado por Rodrigo Moura, promete instalações de grande escala para provocar reflexões sobre as identidades brasileiras.
Conversas e Convidados Internacionais
A programação de talks do Palco SP-Arte vai de 28 a 30 de agosto e trará conversas descontraídas entre artistas e curadores. Entre os destaques, papos com Rebeca Carapiá, Manauara Clandestina e o fotógrafo Bob Wolfenson.
A feira também mais que dobrou o número de convidados internacionais em relação ao ano passado, com a presença de curadores, diretores de instituições e colecionadores de diversos países. Entre eles, Vivian Crockett (New Museum, Nova Iorque) e Larry Ossei-Mensah (Artnoir).