Por Elaine Leme
Como foi o processo de virada de chave da sua transformação pessoal e profissional?
Tive a privilégio de trabalhar em grandes empresas, onde aprendi muito em diferentes contextos de cultura e gestão. Ecossistemas mais institucionais como Credit Suisse Hedging Griffo e BTG Pactual, como também uma jornada empreendedora desde o início da Bracor, até sua liquidação para um fundo de private equity. Nessas experiências sempre predominaram a cultura meritocrática e transparência. Minha vontade de empreender e construir um veículo que pudesse ser condutor de transformação e prosperidade às pessoas que acreditassem no meu sonho, tomou uma dimensão maior que minha carreira, à época no BTG Pactual, empresa que tenho admiração e onde mantenho meus investimentos. Desde 2009, ainda na Bracor, estudava o mercado de self storage como algo pouco trabalhado no Brasil. Existia uma tese de que não havia uma cultura para esse produto no Brasil e vislumbrei aí uma oportunidade. Entendia que o mercado não havia ainda se desenvolvido. Não pela falta de demanda, mas sim pela ausência de uma empresa profissional que soubesse construir o segmento com foco no cliente. Mais tarde, após concluir meu MBA na Northwestern University – Kellogg, compreendi ainda melhor a transformação nas cadeias logísticas dos centros urbanos o que foi crucial anos depois para associar e ampliar o crescimento da GoodStorage. Optei então por deixar minha carreira corporativa e, após oito meses trabalhando da edícula de minha casa, consegui captar USD 150mm com dois excelentes sócios; Hemisfério Sul Investimentos e Evergreen Investment Advisors. Em 2013, surgiu então a GoodStorage.
Qual é o seu papel, como líder?
Após oito anos fazendo literalmente de tudo, juntamente com pessoas que dedicaram suas carreiras e seus sonhos à nossa empresa, hoje meu papel de liderança mudou muito. No início, meu mantra era: “I can´t afford to fail (não posso aceitar falhar)”. Uma abordagem passional para que pudéssemos crescer e criar esse segmento no Brasil. Hoje, meu papel e desafio na liderança é navegar a companhia de um modelo pautado na experiência e na bibliografia do fundador para múltiplas lideranças internas, sem prejuízo da nossa cultura e DNA pautada em GRIT – paixão, perseverança e resiliência.
Quais são seus livros de cabeceira?
Sou aficionado por leitura então, a lista é grande. Gosto de ler sobre filosofia e autoconhecimento. Desde o início da pandemia, li alguns livros sobre ciência da psicologia positiva, buscando conhecimento para lidar com tantos desafios emocionais. Na linha de "Saiba mais sobre" negócios e gestão, assino a Harvard Business Review e gosto do formato de artigos pautados em pesquisas acadêmicas. Meus últimos dois livros, que ainda estão na cabeceira e recomendo muito, são:
– Os Quatro Compromissos de Don Miguel Ruiz. Livro para reler várias vezes. Super curtinho, objetivo e muito poderoso. Pautado em saberes e filosofia Tolteca.
– Florescer, uma nova compreensão da felicidade e bem-estar de Martin Seligman, pai da psicologia positiva. Maravilhoso na construção de resiliência emocional, ampliação da compreensão e caminhos de busca de bem-estar.
Quais são as funcionalidades dos espaços inteligentes criado pela GoodStorage?
Somos especialistas em espaços urbanos e aficionados pela vida na cidade. Acreditamos que podemos contribuir com o ecossistema de uma vida urbana mais eficiente e próspera. Trabalhamos com mobilidade de pessoas, uma vez que oferecemos espaços de 1m² a 100m², em 21 endereços pela cidade, contribuindo para que indivíduos possam morar melhor em espaços menores e em locais potencialmente mais servidos de infraestrutura, mais próximos de seus trabalhos, otimizando deslocamentos e melhorando qualidade de vida. Trabalhamos com mobilidade de mercadorias oferecendo espaços de 100m² a 10.000m², contribuindo com uma logística mais eficiente nos centros urbanos, impactando a qualidade de vida por meio de entregas de produtos e serviços, com mais agilidade e eficiência.
Por que esse modelo de serviço é sustentável?
O modelo de negócio de armazenamento inteligente atua diretamente com a mobilidade urbana. Quando eficiente e bem planejado, impacta diretamente na qualidade de vida da população e reduz impactos ambientais, pois há um planejamento otimizado de tráfego de pessoas e mercadorias, além de abastecimento moderno. Por exemplo, quando empresas aproximam seus estoques da cidade e os fraciona, por região, eles diminuem o tempo e o percurso de deslocamento para entregas, muitas veze podendo ser feitas por veículos elétricos, menores, sem a necessidade de grandes caminhões. Já as entregas, além de mais rápidas, com menores custos e mais eficientes, também geram menor impacto ambiental, com menor KM rodado, menor emissão de gás carbônico etc. É o que o mercado chama de logística verde. Aqui na Goodstorage denominamos Logística do Bem-estar. A oferta de espaços flexíveis às pessoas físicas permite que elas possam adequar melhor suas opções de moradia, reduzindo desperdícios inclusive no tamanho necessário de suas casas e podendo usufruir melhor de seu tempo e seus recursos financeiros, o que é uma das verticais importantes do conceito de smart cities.
Qual é a previsão de crescimento para o segundo semestre de 2022?
A locação de espaços de armazenamento é um mercado consolidado no mundo todo e com projeção de se tornar cada vez mais valioso nos próximos anos. Segundo dados da Mordor Intelligence, o mercado valia USD 48 bilhões de dólares em 2020 e a expectativa é que alcance USD 64 bilhões em 2026. A cadeia de suprimentos dos centros urbanos está passando por uma profunda reestruturação e acreditamos que há espaço e necessidade para uma nova infraestrutura logístico-urbana nos principais centros globais.