Search

“As mulheres dos cabelos prateados” ganha temporada on-line

Após uma temporada presencial curta, mas muito concorrida, o espetáculo “As mulheres dos cabelos prateados” chega ao formato digital e ganha exibições no Youtube da Caboclas Produções entre 16 e 23 de dezembro de 2021, às 21h. Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, haverá sessões extras, às 19h.

A peça, escrita por Ave Terrena, colocou as atrizes Camilla Flores, Carlota Joaquina, Gabrielle Araújo, Silmara Deon e Thais Dias nas escadas e escombros do Centro Cultural Vila Itororó, importante patrimônio histórico paulistano, para recuperar histórias de mulheres que não tinham envolvimento com a luta armada, mas que sofreram violência de Estado no período ditatorial. A montagem tem direção de Georgette Fadel e Ave Terrena e trilha sonora de Evelyn Cristina (DJ).

Contada a partir de uma perspectiva feminina, a peça mostra que a repressão militar, geralmente associada à figura de homens, também foi direcionada às mulheres. O espetáculo aprofunda a humanidade dessas mulheres, sem ignorar o contexto de opressão, e traz à tona a força, a resistência e a potência de quem sobreviveu e conseguiu reconstruir a vida após a prisão, mas com um contorno muito particular, devido a questões de gênero. A premissa de “As mulheres dos cabelos prateados” é livremente inspirada no livro “As mulheres dos cabelos de metal”, da escritora brasileira Cassandra Rios (a mais censurada durante a ditadura).

A construção em versos é a maior marca de linguagem do espetáculo, que parte do olhar de estranhamento causado pelo absurdo do terror de Estado, passa pela perplexidade diante da ideia de país construída sobre o Brasil na ditadura e chega ao compromisso de solidariedade e consumação do desejo através da luta. Os acontecimentos relatados são recriados com inspiração nas formas do chamado realismo fantástico, com referência no romance “O parque das irmãs magníficas”, da escritora argentina Camila Sosa Villada, que, assim como Ave, também é travesti. Tudo sob o ponto de vista de uma alienígena: Zarka.

SERVIÇO

Espetáculo “As mulheres dos cabelos prateados”

Temporada on-line

De 16 a 23 de dezembro, às 21h

Dias 17, 18 e 19 de dezembro: sessões extras, às 19h

Onde: Youtube Caboclas Produções

Gratuito | 60 minutos | 12 anos

Write a response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close
Close