Confira as sugestões da arquiteta Carina Dal Fabbro para manter pra organizar os preparativos para receber família e amigos no fim de ano.
Faça uma blitz em prateleiras e gavetas para ver o que está faltando precisa vir antes da ida às compras, para citar um exemplo. “Como ainda temos alguma antecedência, tire um dia para separar e lavar as louças especiais. Verifique se existem peças danificadas e, caso haja necessidade, substitua esses itens por novos. Aproveite e organize os armários”, orienta Carina. Desse modo, você terá a certeza de que encontrará tudo limpo e preparado quando precisar.
Como o fim de ano no Brasil coincide com o verão, esse é um bom momento para tirar as roupas de inverno da frente até a próxima onda de frio. “Mande edredons, cobertores, malhas e casacos pesados para a lavanderia. No retorno das peças, com tudo lavado, coloque-as em sacos fechados à vácuo, para reduzir o volume, e guarde-as nas áreas menos acessíveis do armário”, sugere a arquiteta. Essa medida simples otimiza o espaço interno do móvel e torna mais fácil encontrar o que se procura.
Faz tempo que você não manda lavar as cortinas e os tapetes? A dica de Carina é aproveitar os últimos dias de novembro e encomendar logo o serviço, antes que a lavanderia não consiga mais atender novos pedidos até o fim do ano. “Os tecidos tendem a acumular poeira e isso pode até provocar problemas respiratórios”, lembra a profissional. Ou seja, cortinas e tapetes limpos, além do ganho no visual, ajudam a deixar o ar mais leve.
Considere se não está na hora de substituir esses complementos da decoração. “A troca de cortinas e tapetes produz um efeito de renovação completa, como se você tivesse feito uma intervenção maior no ambiente”, afirma. “Estamos no período mais quente do ano e, por isso, sugiro refrescar a casa adotando cortinas de tecidos leves e tapetes menos felpudos”, completa. Outra dica importante é prestar atenção para que os tons e os padrões escolhidos combinem com os demais elementos presentes no espaço.
A melhor saída para lidar com imprevistos é ter à mão os itens necessários. Abasteça antecipadamente uma caixinha de primeiros socorros com curativos, analgésicos, antiácidos e outros remédios que você considere apropriados e lembre-se de mantê-la longe do alcance das crianças. Atenção também à validade dos medicamentos. No lavabo, organize uma bandeja com artigos que ajudem seus convidados a contornar outros inconvenientes, como fio dental, algodão, demaquilante e lenços umedecidos.
Verifique ainda se o seu material de costura está completo. Sempre pode acontecer de alguém perder um botão da camisa ou descosturar a saia no meio da festa. Um anfitrião prevenido consegue resolver pequenos incidentes com leveza, sem que eles interfiram na alegria da celebração. @carinadalfabbroarq