Search

Saiba como escolher o enxoval e montar a cama perfeita

por Felipe Carniatto, Diretor Comercial da Artelassê

Confira algumas dicas para montar uma cama, a Artelassê sugeri algumas técnicas para você criar esse efeito no seu cantinho de sono.

Uma cama bem arrumada, assim como a mesa posta, é muito agradável para desfrutar de um sono relaxante e revigorante. Justamente pelos efeitos que causa, ela tem sido cada vez mais presente no dia a dia das famílias.

Uma cama posta simples deve seguir a ordem natural de peças, entre elas: lençol de elástico, protetor de colchão, lençol de cobrir, travesseiros, fronhas, edredom ou colcha e almofadas.

Além desses itens mais básicos e disposto a investir no conforto como as camas dos hotéis 5 estrelas, existem opções mais elaboradas para criar sua cama maravilhosa, como, por exemplo: os travesseiros de apoio, os pillow top, saia para cama box, duvet e enchimento, colchas e peseiras ou mantas.

Enxoval premium

O primeiro passo para montar uma cama confortável começa com a escolha dos itens de enxoval premium. A qualidade de um bom enxoval passa por três critérios importantes: tamanho, fios e tecido. 

Tamanho do colchão

O segundo aspecto a considerar na hora de comprar seu enxoval é em relação ao tamanho do colchão. Você não pode jamais comprar qualquer lençol ou cobertor sem medir o tamanho da sua cama. O ideal é que o tamanho do item seja realmente igual ao da sua cama, nem sendo maior nem menor. Existem diversas opções de colchões, como solteiro, viúva, casal, queen e king. 

Matéria prima das peças

O último ponto de atenção quando o assunto é enxoval é em relação a matéria prima das peças. Para isso, você deve considerar também o clima de onde você mora. Um bom tecido garante mais conforto e durabilidade para os itens. De modo geral, quando se fala de itens do enxoval, o melhor é 100% algodão. Além do toque macio e confortável, o algodão permite que o tecido transpire, sendo ideal para deixar suas noites mais fresquinhas e aconchegantes.

Travesseiros e almofadas

Outra dica para montar uma cama é considerar quais são os travesseiros e almofadas que você vai usar. A visualização deles ao entrar no quarto é um dos principais destaques para esse tipo de arrumação da cama. Esses itens também são importantes e ajudam a dar volume à cama e criar uma sensação de conforto.

Além dos travesseiros e almofadas, é importante criar camadas com os itens da sua cama. Quanto mais fofa ela parecer, mais confortável será a sensação provocada pela na hora do relaxamento. A melhor forma de criar camadas é apostar em dobras. Para isso, você deve sempre dobrar o lençol de cobrir sobre o edredom, além de dobrar sua manta duas vezes para dar mais volume sobre a cama.

Em seguida, a colcha deve ser colocada sobre a roupa de cama, virando um pouco a barra, de forma a aparecer o verso do produto. Acima da colcha você deve colocar o edredom, com a opção de vestir toda a cama ou a metade, dobrando-o ao meio. O último passo é pôr a manta decorativa, que pode ficar nos pés da cama. O uso de travesseiros extras e das almofadas de vários tamanhos também cria uma sensação de camadas na parte superior da cama.

Além do aspecto visual, outras sensações também são importantes quando se fala de uma cama bem arrumada. Entre eles, podemos citar principalmente os aromas e perfumes. A sensação cheirosa também contribuirá para que sua cama realmente esteja convidativa e aconchegante!

Se você quer deixar o seu quarto mais agradável, além de lavar muito bem todas as peças antes de colocá-las na sua cama, você deve investir em bons aromatizadores para o ambiente. Você pode borrifar água perfumada e sprays nos tecidos também para manter o cheirinho de roupa de cama recém lavado. Refrescantes de lençóis, por exemplo, são uma das tendências modernas do mercado para usar nessas peças. O ideal é fazer isso sempre depois de organizar toda a cama, pois dessa forma o produto será aplicado na parte que vai ficar exposta, e perfumando todo o ambiente.

A última dica em relação a essa montagem é garantir a harmonia das cores na decoração de camas. A melhor forma de fazer isso é comprando os itens em jogos. Eles geralmente dispõem de fronhas, lençóis de baixo e lençol de cima que combinam entre si. De forma geral, as cores vão depender muito do estilo do seu quarto. Se você prefere uma pegada minimalista, aposte em peças claras, em tons neutros ou pastel. 

No entanto, se você gosta mais de cores vivas, você pode apostar em uma cama mais colorida. O ideal é ser mais discreto na superfície interna da cama, considerando uma base neutra para optar pelos itens finais diferenciados, como é o caso de mantas e cobertores, já que são eles são o acabamento de sua cama.

Quando a gente fala de cama aconchegante e sofisticada as peseiras são a aposta certa. Elas, nada mais são, aquelas faixas de tecido que ficam nas laterais da cama e, sem dúvidas, fazem toda a diferença na montagem de uma cama mais elaborada. As opções de peseiras para cama são muitas, desde as de pelo até as de crochê.

A melhor escolha vai depender da temperatura de onde você mora. Uma forma de inovar é, ao invés de deixá-las ao pé da cama como de comum, você pode também dispô-las de forma mais centralizada ou seguindo a vira do lençol de cobrir. Um charme a parte!

Para ter uma cama, onde suas noites de sono não serão mais as mesmas, você não pode esquecer de investir em um pillow top e um duvet. Bastante utilizado em hotéis, o pillow top pode ser considerado uma camada extra de conforto acima do seu colchão para deixá-lo mais macio e aconchegante. Já o Duvet, uma capa de tecido que envolve e protege o edredom, serve para proteger essa peça do pó e sujeira, ele oferece uma roupagem nova à cama e tem um aspecto visual elegante. Além de ser super versátil para lavar e armazenar somente a capa.

Que tal agora dar uma passadinha pela Artelassê para escolher as roupas de cama da sua casa?

fotos: Reprodução| Site Artelassê

Write a response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close