Search

Como ele faz e acontece: Luiz Guilherme Niemeyer responsável por toda programação cultural do Teatro XP Investimentos

Por Elaine Leme

Não é pra qualquer um de 20 e poucos anos ser responsável por eventos culturais inéditos, realizados no Rio de Janeiro e São Paulo. Mas Luiz Guilherme Niemeyer começou nos bastidores de entretenimento ainda criança. Aos 16 anos, ainda como estagiário, já frequentava as dependências da PlanMusic. Neste período, pode acompanhar e participar de grandes produções musicais como Stevie Wonder e Gilberto Gil na praia de Copacabana, show de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, Festival Circuito Banco do Brasil e turnês como as de Paul McCartney e Rolling Stones.

Também participou da produção de espetáculos de teatro musical como “Simbora – A História de Wilson Simonal” e “Hebe – O Musical”. Ao final de 2016, finalizou sua passagem pela PlanMusic e retornou à produção de pequenos eventos. Montou a empresa Bonus Track, empresa de produção cultural e management artístico, com foco em música.  Daí não parou mais.  Agora, em 2022, ele idealizou o Festival MITA, no Rio de Janeiro e São Paulo, com muitas atrações incríveis e sucesso absoluto de público e crítica.

Hoje, ele comanda toda a programação cultural do Teatro XP Investimentos, no Rio de Janeiro. Em um bate papo, ele fala mais sobre o que está por trás de toda a produção e novidades para o teatro.

Qual é a importância do Teatro XP para o Rio de Janeiro?

Pra mim, todo e qualquer teatro tem uma importância cultural muito relevante para as cidades. O Teatro XP falando especificamente era o antigo Teatro do Jockey, que estava abandonado já há uns três anos, e ele foi devolvido à cidade e a população do Rio de Janeiro.

Essa transformação em teatro do Jockey pra Teatro XP foi muito importante pra devolver um instrumento cultural, tombado e relevante. Hoje devolvemos para os moradores do Rio de Janeiro uma programação cultural de qualidade.

Quais são as novidades para o Teatro XP?

As novidades são muitas. A gente na verdade acabou de sair de uma temporada de Fernanda Montenegro, lendo Nelson Rodrigues, acabou de passar por lá também o Tonico Pereira. Nesse momento está em cartaz a peça “A Vida Não É Um Musical – O Musical” que é incrível.

Para o mês de outubro, lançaremos uma peça chamada “A Vingança” logo na sequência temos a peça que foi um sucesso em São Paulo com a Cláudia Abreu chamada “Virginia” assim a gente encerra 2022. 

Ainda tem uma programação musical com show do Zé Britto esse ano, enfim, algumas outras coisas que a gente deve anunciar nos próximos dias. Para 2023 em janeiro e fevereiro, teremos a festa da comédia carioca, que é nossa produção. E também trazemos grandes nomes do humor e da comédia para fazer uma residência aqui no Teatro XP. E já estamos trabalhando numa programação também no meio do ano que vem com foco em música, gostaríamos de trazer um pouco mais de música para o teatro

Qual é a expectativa sobre a cultura e o entretenimento para 2023?

A expectativa do setor da cultura para 2023 é crescente. A gente na verdade foi o setor muito abalado pela pandemia, em alguns momentos chegou até ser criminalizado.

Então acredito que com o passar do tempo as pessoas estarão retomando a confiança no setor, nas produções e produtoras, até em questões de segurança para se sentirem seguros o suficiente pra sair, né? Acho que a cultura está numa crescente e espero que continue em 2023.

Crédito: Ana Branco

Write a response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close