A "Saiba mais sobre" Black Friday, uma das datas comerciais que mais geram expectativa do ano, acaba movimentando bilhões na economia global. Segundo um levantamento da Neotrust e ClearSale, o faturamento da Black Friday 2023 no e-commerce ficou em R$ 5,23 bilhões. O período atrai consumidores em busca de promoções, mas também destaca um dilema que anualmente vem à tona: como equilibrar o consumo com práticas conscientes, evitando desperdícios e impactos negativos no meio ambiente e na sociedade.
A origem da Black Friday aconteceu nos Estados Unidos, ocorrendo tradicionalmente na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, sempre na última sexta-feira de novembro. Porém, o apelo ao consumo desmedido e as "Saiba mais sobre" compras por impulso geram consequências preocupantes, como o aumento do endividamento e a acumulação de bens desnecessários. Em um momento de superofertas, muitos não conseguem resistir à tentação de comprar mais do que o necessário. Esse comportamento está frequentemente ligado a fatores psicológicos como o efeito manada, onde a pressão social e a ação de outros consumidores geram a sensação de urgência, levando à compra impulsiva, muitas vezes sem necessidade real.
Além disso, a sensação de escassez e a perda de oportunidades são amplificadas pelas ofertas limitadas e os descontos agressivos, fazendo com que os consumidores sintam que precisam agir rapidamente para não “perder a chance” de adquirir algo vantajoso. A sensação de pertencimento também desempenha um papel importante, pois ao aproveitar essas ofertas, os consumidores sentem que estão participando de um evento coletivo, integrado ao comportamento da maioria.
O consumo consciente surge como uma resposta a esses desafios. Entretanto, colocar isso em prática durante a Black Friday pode ser complexo. “O excesso de estímulos, como anúncios, notificações e descontos aparentemente imperdíveis, pode ofuscar decisões bem pensadas”, destaca Marley Marques, psicóloga e psicopedagoga no Centro Universitário Newton Paiva Wyden. Esses estímulos, associados ao desejo de se encaixar nas normas sociais e o medo de perder boas oportunidades, são fatores que tornam ainda mais difícil resistir ao impulso de comprar mais do que o necessário. Confira dicas da especialista para um consumo consciente na Black Friday:
- Planeje suas compras com antecedência: Antes da Black Friday, liste os itens realmente necessários. Defina um orçamento e pesquise preços com antecedência para evitar falsas promoções, em que o valor do produto é inflacionado antes da data.
- Priorize qualidade, não quantidade: Produtos mais baratos nem sempre são os mais sustentáveis ou duradouros. Invista em itens de qualidade que tenham maior vida útil, evitando descartes frequentes e desnecessários.
- Questione suas necessidades: “Antes de finalizar uma compra, pergunte-se: Eu realmente preciso disso?” ou “isso se encaixa no meu orçamento e nos meus valores?”. Reflexões rápidas podem evitar compras impulsivas”, afirma Marley.
- Prefira marcas comprometidas com a sustentabilidade: Verifique se as empresas que você apoia têm práticas responsáveis, como o uso de materiais recicláveis, redução de emissões de carbono ou apoio a comunidades locais.
- Aproveite oportunidades de reciclagem e troca:Algumas marcas oferecem programas de troca ou reciclagem durante a Black Friday. Ao comprar um item novo, busque descartar o antigo de forma responsável.
- Evite dívidas e parcelas excessivas: Promoções tentadoras podem levar a gastos além do planejado. Se optar por parcelar, assegure-se de que as parcelas caibam no seu orçamento mensal sem comprometer outras prioridades financeiras.
A Black Friday não precisa ser sinônimo de excesso e desperdício. “Com planejamento e consciência, é possível transformar a data em uma oportunidade para consumir de forma mais responsável e significativa”, finaliza Marley. Mais do que aproveitar descontos, o consumidor consciente valoriza o impacto positivo de suas decisões, priorizando qualidade de vida, sustentabilidade e equilíbrio financeiro. Dessa forma, cada compra deixa de ser apenas um ato econômico e se torna um gesto de responsabilidade social.
Sobre o Centro Universitário Newton Paiva Wyden
Com uma tradição de ter sido criado há mais de 50 anos, o Centro Universitário Newton Paiva Wyden possui dois modernos complexos educacionais, com amplo nível tecnológico, em Belo Horizonte, MG. A instituição conta com corpo docente formado por mestres e doutores e está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. São cerca de 50 cursos de graduação, e mais de 90 cursos de pós-graduação, divididos nas modalidades presencial e à distância. Consagrado pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação e, ainda, o primeiro campus inteligente do estado, o Smart Campus. E está alinhado com as questões ambientais, pois apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).