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Compras | WGSN Mindset em parceria com a Amazon Brasil traz insights importantes sobre o comportamento do consumidor brasileiro para as compras de fim de ano

Uma pesquisa inédita realizada pela WGSN Mindset em parceria com a Amazon Brasil traz insights importantes sobre o comportamento do consumidor brasileiro para as compras de fim de ano de 2024. O estudo revela que as emoções serão um fator decisivo nas decisões de compra, impulsionadas pela” cultura do mimo”.

Intenções de Compra

A pesquisa aponta que:

  • 87,9% dos investidores planejaram comprar na Black Friday
  • 41,1% pretendem fazer compras no "Saiba mais sobre" Natal
  • 29,1% vão aproveitar ambos os dados

Tendências de Consumo

Mudança no Comportamento

  • Foco em barganhas para itens do dia a dia
  • Priorização de compras de rotina (supermercado e produtos para animais de estimação)
  • Categorias em destaque: "Saiba mais sobre" moda, "Saiba mais sobre" beleza e eletrônicos

Expectativas dos Consumidores

  • 75% acreditam nas ofertas e preços divulgados
  • Descontos a partir de 40% são considerados bons "Saiba mais sobre" negócios
  • 25,1% já compartilhamos 30% um bom desconto

Crescimento das Compras Online

  • 74,2% realizaram compras online pelo menos duas vezes ao mês nos últimos seis meses
  • Aplicativos de lojas são o principal canal utilizado
  • Amazon registrou aumento de 30,5% nos downloads de seu aplicativo

Influência das Redes Sociais

  • 40,4% descobrem ofertas seguindo perfis no Instagram
  • 51,2% são influenciados por imagens na decisão de compra

A “Cultura do Mimo”

  • 59,7% compram para se apresentar
  • 58,3% pretendem apresentar amigos e familiares
  • 61% gastarão mais de R$ 251,00 com presentes

Tendências Comportamentais

  1. Compra inteligente: foco em qualidade e eficiência
  2. Value-hacking: busca por cashback, cupons e vantagens

Preocupações Financeiras

  • Maioria demonstra preocupação com gastos, independente da faixa de renda
  • 1 em cada 3 acredita que dívidas e orçamento impactarão suas compras
  • 58,9% pretendem usar até 50% do 13º salário em compras de fim de ano
  • 17,7% não planejam utilizar o salário extra para compras

Comportamento Racional

  • 61,9% sempre comparam preços e buscam comprar de forma consciente

Outras Tendências

  • Geração Z como novos anfitriões de festas de fim de ano
  • Presentes de baixo orçamento: presentes acessíveis com simbolismo
  • Paradoxo sem consumo sustentável
  • “Novo movimento de compra com propósito”: consumo consciente e sustentável
  • Hiperlocalismo: estímulo à compra de produtos locais

Juliana Sztrajtman, Diretora de Varejo da Amazon Brasil, destaca o uso de IA para melhorar a experiência do cliente, enquanto Rafael Araujo, da WGSN Mindset Latam, enfatiza a importância de conexões emocionais com o consumidor para fidelização a longo prazo.

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