Arte
Museu do Amanhã lança livro e inaugura livraria no Rio
Museu do Amanhã lança livro e abre livraria Janela no espaço
Dimitri Lopes

O Museu do Amanhã amplia sua atuação cultural ao lançar o livro “Dez anos de amanhãs” e inaugurar uma nova unidade da Janela Livraria no átrio do espaço. As iniciativas marcam a celebração da primeira década da instituição e reforçam sua proposta de conexão entre ciência, cultura e sustentabilidade.
Organizado por Charles Cosac e publicado pela editora Cosac, o livro reúne mais de 500 páginas que revisitam a trajetória do museu desde sua concepção até sua consolidação como espaço de reflexão sobre o futuro. A obra integra diferentes perspectivas históricas, científicas e curatoriais, além de abordar temas como mudanças climáticas, memória, urbanismo e limites do planeta.
Livro revisita trajetória e pensamento do Museu do Amanhã
A publicação reúne textos de pesquisadores e curadores, como Sheila de Castro Faria e Fabio Scarano, além de entrevistas com nomes centrais na criação do museu, como Santiago Calatrava, Ricardo Piquet e Luiz Alberto Oliveira. Um ensaio visual de Thales Leite e uma linha do tempo institucional complementam o conteúdo.
Segundo Charles Cosac, a publicação registra transformações históricas e territoriais. “As ilustrações, as fotografias, os mapas, os textos, as cores, a capa, todo o livro registra as inúmeras alterações sofridas pela Baía da Guanabara desde o século XVI até hoje. Essa iniciativa teve o intuito de destacar a importância do Museu do Amanhã como polo cultural de excelência e um novo brilhante a integrar o já opulento cenário, que é a panorâmica do Rio de Janeiro”.
Nova livraria amplia experiência cultural no espaço
A inauguração da Janela Livraria, aberta ao público a partir de 14 de abril, amplia a experiência do visitante ao integrar leitura, convivência e programação cultural. O espaço reúne livraria e cafeteria em uma área de aproximadamente 100 m², com projeto assinado por Flavio Rogozinski e light design de Diana Joels e Tomás Ribas.
A curadoria parte do livro como elemento central, com títulos conectados aos temas do museu. O espaço inclui a Janelinha, área dedicada ao público infantil, além de intervenções artísticas como painel do ilustrador Roger Mello e luminárias de Thomaz Velho.
Para Cristiano Vasconcelos, diretor do museu, as iniciativas ampliam o alcance institucional. “Nesses dez anos, o Museu do Amanhã se firmou como um espaço de perguntas fundamentais sobre o nosso tempo. O livro e a livraria chegam como desdobramentos naturais dessa vocação, ampliando o acesso ao conhecimento e criando outras formas de engajamento com o público”.
Leticia Bosisio, sócia da Janela, destaca o conceito da nova unidade. “O Museu do Amanhã, um dos mais visitados do Brasil, é um lugar icônico, reconhecido mundialmente por sua proposta e arquitetura inovadoras e por representar o pensamento do futuro. Pensamos nessa nova loja como uma Janela para o Amanhã, um convite aos leitores a atravessarem diferentes territórios do conhecimento”.
A inauguração ocorre em um momento simbólico para a cidade do Rio de Janeiro, marcando também o encerramento do ciclo como Capital Mundial do Livro.



