Search

Espetáculo teatral Nzinga estreia no Sesc Pompeia

O Espetáculo Nzinga resgata história da rainha angolana Nzinga e de seu irmão Ngola Mbandi. O trabalho, idealizado por Aysha Nascimento, Bruno Garcia e Flávio Rodrigues, está em cartaz no Sesc Pompeia – Sala Experimental até 5 de agosto, com apresentações de terça a sexta, às 20h30.

Com dramaturgia de Dione Carlos, a trama parte de um recorte temporal de sete anos, entre 1617 e 1624, desde o momento em que Ngola Mbandi assume o trono após a morte do pai até a coroação de Nzinga como soberana do Ndongo, após o falecimento de seu irmão. A ideia da montagem é debater fragmentos desta narrativa a partir de uma visão afrodiaspórica, negando o pensamento eurocentrado que supõe que a história das populações negro-africanas se inicia com o processo de escravização mercantilista e se encerra com a colonização. 

Também conhecida como Njinga a Mbandi, Jinga, Ginga, Ana Nzinga, Ngola Nzinga, Nzinga de Matamba, Mbande Ana Nzinga e Dona Ana de Sousa, a rainha angolana configura-se enquanto ente-personagem mítica e sócio-histórica que reitera as resistências dos povos africanos e permite aos afrodescendentes acessar e recontar suas próprias histórias, repletas de possibilidades imprevisíveis.

Serviço:

NZINGA – Estreou dia 15 de julho de 2022 no SESC POMPEIA – Sala Experimental

Temporada: Até 5 de agosto de 2022 – terça a sexta às 20h30.

Foto: Sérgio Fernandes

Write a response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close
Close