Pele não é tudo igual! Cada parte do corpo possui necessidades e características específicas. Mas, independentemente da região, o fato é que a hidratação diária é indispensável. “A hidratação é fundamental para a "Saiba mais sobre" saúde da pele, pois é a etapa responsável por recuperar as características normais do tecido, equilibrando e mantendo a concentração de água em suas diferentes camadas, o que resulta em uma pele mais viçosa e saudável. Além disso, a hidratação adequada mantém a barreira cutânea em funcionamento, protegendo contra a perda d’água e a ação de microrganismos nocivos”, diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. E, com a chegada das estações quentes, esse hábito é ainda mais importante, pois a exposição direta e prolongada à radiação UVA e UVB, que são mais fortes nessa época, pode favorecer a desidratação do tecido e piorar o ressecamento. Mas, então, como hidratar cada parte do corpo? Convidamos um time de especialistas para explicar em detalhes. Confira abaixo:
Rosto – O calor é estimulador da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, o que não quer dizer, porém, que a pele do rosto não deve ser hidratada nesse período. “Oleosidade é diferente de hidratação: enquanto a primeira se refere ao excesso de sebo, a segunda trata da quantidade de água na pele”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Então, nessa época do ano, o ideal é buscar por produtos que sejam capazes de hidratar profundamente a pele sem deixá-la pegajosa, como o hidratante Nia B5 Ultra Repair, da Ada Tina, que é capaz de tornar a pele cinco vezes mais hidratada, macia e suave sem deixá-la oleosa. Com Niacinamida, Pantenol B5, Ácido Hialurônico, Manteiga de karité e Vitamina E, o produto ainda clareia manchas, rejuvenesce e tem ação reparadora, podendo ser utilizado após exposição solar para ajudar na recuperação da pele. E, para potencializar a hidratação da face, vale a pena apostar na esfoliação, que ajuda a remover as células mortas da superfície da pele. “Dessa forma, os produtos hidratantes aplicados na pele em seguida conseguem penetrar mais profundamente, o que aumenta sua eficácia”, destaca a Dra. Lilian Brasileiro, médica membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O ideal é realizar a esfoliação a cada quinze dias ou, no máximo, uma vez por semana com produtos que atuem suavemente, como o Esfoliante Facial Tribeca, da B.URB, que conta com Microesferas de Arroz e Damasco para eliminar as células mortas sem agredir a pele, melhorando a textura, mantendo a hidratação e reduzindo a oleosidade.
Cabelos – Os cabelos também sofrem devido a ação dos raios solares. “A radiação ultravioleta danifica a cutícula do cabelo, camada mais externa do fio, que se torna ressecada e endurecida, além de expor camadas mais profundas do fio. Como resultado, esse fio sofre com perda de umidade, desbotamento opacidade, fraqueza e quebra”, explica a Dra. Lilian Brasileiro. Por isso, além de utilizar produtos que ofereçam ação de proteção solar, é importante adotar rotinas de hidratação profunda e reconstrução com produtos ricos em proteínas e aminoácidos. “Esses tratamentos cosméticos restauram a maleabilidade, o brilho e a suavidade dos fios, tornando o cabelo mais flexível. É interessante também fazer uso regular de máscaras com óleos vegetais, como manteiga de karité e óleo de argan, jojoba e óleo de coco para repor essa hidratação perdida. Mas lembre-se que esses produtos devem ser aplicados apenas na extensão dos fios”, aconselha a médica.
Lábios – Além de possuírem uma pele naturalmente mais fina, assim sendo mais suscetíveis ao ressecamento, os lábios estão em contato direto com alimentos, bebidas e até cosméticos que podem piorar a desidratação. E engana-se quem acredita que passar a língua nos lábios é suficiente para hidratá-los. Pelo contrário! “A saliva tem pH mais ácido que a pele da região, então piora ainda mais o ressecamento. Há aquela sensação imediata de umedecimento, mas, logo depois, ocorre o surgimento de microfissuras, ardência e vermelhidão local”, afirma a Dra. Claudia Marçal. Para corrigir o ressecamento, o ideal é apontar no uso de produtos formulados com ativos com propriedades hidratantes e reparadoras, como Hyaxel, Polymol Karité e o blend Ômega 3, 6, 7 e 9. “O Hyaxel ajuda na retenção da umidade, promovendo hidratação, além de aumentar o volume labial (efeito plump). Já o Polymol Karité hidrata profundamente os lábios, ajudando a suavizá-los e a reduzir o ressecamento. Por sua vez, o blend Ômega 3, 6, 7 e 9 reduz a inflamação dos lábios”, detalha a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora farma da Biotec.
Corpo – Não basta apenas estender os cuidados faciais para o corpo, utilizando os mesmos produtos, pois, além de acabarem mais rápido, eles não surtirão o efeito desejado. “A pele do corpo possui, por exemplo, uma menor quantidade de glândulas sebáceas, o que faz com que seja naturalmente mais seca que a pele do rosto”, detalha a Dra. Lilian Brasileiro. Por isso, não adianta usar os produtos de hidratação facial no corpo, pois esses tendem a ser mais leves. “O corpo deve receber produtos com ativos de maior capacidade hidratante em veículos mais pesados, como loções e cremes, que devem ser aplicados logo após o banho, com a pele ainda úmida. Muitas pessoas gostam também de utilizar os óleos no corpo, mas é importante ressaltar que eles não possuem capacidade de realmente hidratar a pele, pois não penetram adequadamente. Somente formam um filme que dá à pele aquela textura e sensação agradáveis. Mas eles podem sim ser utilizados em conjunto com o hidratante em creme ou loção, sendo aplicados em seguida”, acrescenta a médica.
Mãos – As mãos são extremamente suscetíveis à desidratação, pois, além de possuírem a pele mais fina, estão constantemente expostas a agentes externos. “O contato com detergentes, produtos de limpeza e outras substâncias agressivas resseca ainda mais o tecido cutâneo da região”, diz a Dra. Mônica Aribi. Dessa forma, além de usar luvas ao ter contato com esses produtos, é importante hidratar as mãos diariamente para mantê-las jovens e bonitas. “O recomendado é investir em um produto específico para as mãos com alta capacidade hidratante que seja, de preferência, à prova d’água. E o ideal é levar o produto na bolsa e aplicar diversas vezes ao dia”, aconselha.
Pés – Devido ao calor, é comum que algumas pessoas optem por andar descalço em casa, mas o hábito pode prejudicar a saúde da pele dos pés, que sofre com o atrito e o contato com sujidades, assim tornando-se mais ressecada, áspera e grossa. Por isso, além de optar pelo uso de chinelos em vez de andar descalço, o ideal é hidratar os pés diariamente, de preferência no período da noite, após o banho. “Comece esfoliando os pés para retirar o excesso de proteína morta. Em seguida, faça uma hidratação para evitar o efeito rebote, com consequente aumento da aspereza da pele. Para isso, utilize produtos formulados com ativos como lanolina, vaselina, manteiga de karité, vitamina E, vitamina B5, ureia e nutriômega 3, 6, 7 e 9”, recomenda a Dra. Claudia Marçal.
FONTES:
*DRA. CLAUDIA MARÇAL: Médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP, speaker de laboratórios globais de dermocosméticos e de fabricantes de equipamentos. CRM: 78980 / RQE: 31829. Instagram: @draclaudiamarcal
*DRA LILIAN BRASILEIRO: Médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É coordenadora e palestrante em eventos como Congresso Brasileiro de Dermatologia, Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica e Medical Technology Congress, sobre tratamentos capilares e laser, além de autora de um capítulo do livro Cirurgia Dermatológica Cosmiátrica e Corretiva, publicado no Brasil, sobre rejuvenescimento, dermatologia clínica, laser e tecnologias. CRM 156908 | Instagram @lilianbrasileiro.dermato
*DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE e Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @clinicamonicaaribi
*MARIA EUGENIA AYRES: Farmacêutica e gestora farma da Biotec. Graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica. Atua no Setor Magistral desde 2000. CRF 33.424.