Search

Body Care é tendência em crescimento em todo o mundo; saiba como cuidar da pele do corpo

Atualmente, manter uma rotina diária de cuidados com a pele do rosto já é um hábito tão básico quanto escovar os dentes. A quantidade de produtos disponíveis no mercado para essa finalidade é gigantesca, de sabonetes a fotoprotetores, passando por máscaras, séruns, tônicos, ácidos, cremes e muito mais. Mas a pele do rosto representa apenas uma pequena porção de toda a extensão desse órgão, que precisa de cuidado por igual. “Apesar de muitas vezes negligenciado, o cuidado com a pele corporal é tão importante quanto com a pele facial, afinal, essa pele também é diariamente exposta a agressores externos, do sol à poluição, que podem favorecer a desidratação, o envelhecimento precoce, levando à perda da elasticidade e firmeza da pele, e até ao surgimento de manchas e câncer de pele”, explica a Dra. Lilian Brasileiro, médica membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Felizmente, o mercado e os consumidores estão começando a perceber a importância dos cuidados com a pele corporal, com uma maior oferta e demanda por produtos para essa finalidade. Para se ter uma ideia, a projeção é que, em 2024, o mercado de cuidados com a pele movimente mundialmente cerca de U$S 186,60 bilhões, sendo que US$ 32,17 serão movimentados apenas pelo setor de cuidados corporais, segundo relatório do Statista. É o segundo maior mercado da indústria de cuidados com a pele, atrás apenas dos cuidados faciais. E o cuidado corporal também é uma tendência crescente entre consumidores nas redes sociais: no TikTok, a hashtag #bodycare tem mais de 12 bilhões de visualizações distribuídas entre mais de 730 mil vídeos publicados sobre o assunto.

Mas o que fazer para entrar nessa tendência de Body Care? Ao contrário do que muitos podem pensar, não basta apenas estender os cuidados faciais para o corpo, utilizando os mesmos produtos, pois, além de acabarem rápido, eles não surtirão o efeito desejado. “A pele do corpo possui, por exemplo, uma menor quantidade de glândulas sebáceas, o que faz com que seja naturalmente mais seca que a pele do rosto”, detalha a Dra. Lilian Brasileiro. Por isso, não adianta usar os produtos de hidratação facial no corpo, pois esses tendem a ser mais leves. “O corpo deve receber produtos com ativos de maior capacidade hidratante em veículos mais pesados, como loções e cremes, que devem ser aplicados logos após o banho, com a pele ainda úmida. Muitas pessoas gostam também de utilizar os óleos no corpo, mas é importante ressaltar que eles não possuem capacidade de realmente hidratar a pele, pois não penetram adequadamente. Somente formam um filme que dá à pele aquela textura e sensação agradáveis. Mas eles podem sim ser utilizados em conjunto com o hidratante em creme ou loção, sendo aplicados em seguida”, aconselha.

Nos cuidados corporais, uma tendência que vem crescendo é o uso de ativos mais potentes nessa região, como o famoso retinol e os alfa-hidroxiácidos, por exemplo, os ácidos glicólico e lático. E o uso de tais ativos no corpo é realmente interessante, conferindo uma série de benefícios, mas é fundamental que estejam incorporados em produtos específicos para o uso nessa região. “Esses ativos devem ser adaptados para serem usados no corpo, geralmente em uma concentração menor em comparação aquela utilizada no rosto, pois a pele corporal tem uma sensibilidade maior a ação dessas substâncias, podendo sofrer com ressecamento e irritação mais facilmente caso utilizadas de maneira incorreta ou em uma concentração muito alta”, alerta a especialista.

Mas, antes de hidratar o corpo, independentemente do produto e ativos utilizados, a pele da região deve estar adequadamente limpa, o que deve ser alcançado por meio de sabonetes que possuam um pH compatível com a pele da região para não causar ressecamento. “Na hora de lavar, nada de usar água quente, que também pode piorar a desidratação da região, e muito menos buchas. As buchas e esponjas, em conjunto com o sabonete, retiram o manto lipídico, que é a camada de proteção natural da pele. Então, o uso frequente pode deixar a pele ressecada e suscetível a alergias e infecções”, ressalta a Dra. Lilian. No lugar da bucha, caso você esteja buscando por uma esfoliação corporal, opte pelo uso, duas vezes na semana, de produtos esfoliantes específicos para a pele do corpo, que devem ter partículas maiores incorporadas em sabonetes cremosos para uso no banho ou misturadas a óleos naturais que promovam fácil aplicação e espalhabilidade para uma esfoliação homogênea.

Sempre por último, mas não menos importante, deve-se realizar a fotoproteção dessa pele corporal, que é fundamental para protege-la dos danos causados pela radiação solar, uma das principais responsáveis pela aceleração do envelhecimento cutâneo, além de aumentar o risco de câncer de pele. “O produto deve ter FPS 30, no mínimo, e deve ser aplicado todos os dias pela manhã. O ideal é utilizá-lo antes de se vestir, passando-o mesmo nas áreas que ficarão cobertas pela roupa, pois nem toda a vestimenta é capaz de combater os danos da radiação UV, apenas aquelas feitas de tecidos com tal proteção. Além disso, dessa forma, a aplicação é mais homogênea”, recomenda.

Além das marcas de cosméticos, os procedimentos estéticos também estão se voltando para o cuidado da pele corporal. E o objetivo não é somente o tratamento de reclamações comuns como estrias e celulite, mas sim a melhora da qualidade da pele como um todo. É o caso do HydraBody, que remove impurezas, células mortas e resíduos enquanto fornece uma hidratação intensa à pele corporal, ajudando a melhorar a textura e a torná-la mais suave ao toque, revitalizada e rejuvenescida. “O procedimento inclui limpeza da pele, esfoliação suave e extração de impurezas associadas a hidratação profunda, proteção e infusão de produtos antioxidantes”, explica o dermatologista Dr. Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), expert em tecnologias dermatológicas e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da SBD (2017-2021). “Dessa forma, também melhoramos a circulação sanguínea, promovendo uma pele mais saudável, e combatemos problemas como foliculite, acne e pelos encravados.”

Com relação a problemas como estrias e celulite, o Dr. Renato alerta sobre a importância de tomar cuidado com cosméticos que prometem solucionar essas alterações na hora de selecionar produtos para entrar na tendência do Body Care. Os cosméticos para celulite, por exemplo, apresentam uma performance muito limitada. “A celulite é uma alteração predominantemente localizada na região subcutânea (gordura) e não existem cremes com eficácia comprovada que agem no tecido gorduroso”, diz o especialista. Já no caso das estrias, a ação desses produtos dependerá do estado em que se encontram. “Estrias vermelhas podem responder bem ao tratamento tópico com ativos realmente eficazes para esse fim, como o ácido retinóico. Mas mesmo esses produtos possuem uma ação limitada e não funcionam no tratamento das estrias brancas”, afirma.

Para o tratamento eficaz da celulite e estrias brancas, o especialista recomenda a realização de procedimentos como a radiofrequência microagulhada Morpheus. “O Morpheus conta com agulhas que penetram na pele para liberar energia de radiofrequência em profundidade, promovendo aquecimento para remodelar o colágeno danificado pelas estrias. Além disso, as lesões geradas pelas agulhas, ao cicatrizarem, estimulam a regeneração celular, a proliferação de células-tronco e vasos sanguíneos e a síntese de colágeno e elastina, melhorando a aparência dessas alterações”, diz o dermatologista. Esse estímulo de colágeno também ajuda na sustentação adequada do tecido de gordura, com melhora do aspecto de casca de laranja na pele no tratamento contra celulite. “Além disso, a energia de radiofrequência é capaz de consumir a gordura localizada na região tratada, assim contribuindo ainda mais com a melhora da celulite”, acrescenta. Por fim, o médico lembra que o tratamento dessas alterações deve ser individualizado caso a caso. “E, ainda que os cuidados diários em casa não sejam capazes de tratar especificamente problemas como celulite e estrias, uma boa qualidade da pele, alcançada por meios desses hábitos, é fundamental para bons resultados”, finaliza o Dr. Renato Soriani

FONTES:

*DRA LILIAN BRASILEIRO: Médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É coordenadora e palestrante em eventos como Congresso Brasileiro de Dermatologia, Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica e Medical Technology Congress, sobre tratamentos capilares e laser, além de autora de um capítulo do livro Cirurgia Dermatológica Cosmiátrica e Corretiva, publicado no Brasil, sobre rejuvenescimento, dermatologia clínica, laser e tecnologias. CRM 156908 | Instagram @lilianbrasileiro.dermato*DR. RENATO SORIANI: Dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Mestre em Dermatologia pela USP e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2017-2021), o médico é CEO da Renascence Dermatologia (Ribeirão Preto/SP) e Key Opinion Leader nacional e mundial de marcas como INMODE, Entera, DEKA e LMG, além de atuar como coordenador e palestrante em congressos nacionais e internacionais. CRM 121106

Close
Plataforma de curadoria sobre o mercado de luxo global | Compartilhe Experiências
Close