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Erik Sergio Vidal, Hugo Roberto Lewgoy e Milton Marcello Ramalho: Os três líderes que estão mudando o jogo da higiene oral no Brasil

A Revista BlackCard teve a oportunidade de entrevistar os três executivos que estão à frente da Curaprox Brasil — Dr. Hugo Lewgoy, Erik Sergio Vidal e Milton Marcello Ramalho. Juntos, eles lideram a operação da marca suíça no país, desafiando grandes players do mercado de higiene oral com uma estratégia inovadora e um portfólio de produtos premium. 

Nessa conversa exclusiva, os CEOs compartilharam detalhes sobre a trajetória da empresa no Brasil, os desafios do setor, e como suas decisões estratégicas estão revolucionando o segmento de higiene oral com foco em qualidade e saúde.

Fundada em 2005 como uma subsidiária da Curaden AG, a Curaprox Brasil nasceu de uma parceria estratégica e pessoal entre os sócios, unindo suas experiências profissionais e pessoais em uma história marcada por inovação, educação e compromisso com a saúde.

O elo entre eles foi Milton Ramalho, que conhecia Erik Vidal, um suíço que viveu no Brasil durante sua infância. Erik, já familiarizado com a Curaprox na Suíça, identificou um grande potencial de mercado no Brasil e, ao lado de Milton, procurou um especialista em Odontologia para complementar a equipe. Esse especialista foi o Dr. Hugo Lewgoy, cuja experiência acadêmica e clínica tornou-se essencial para o sucesso da empresa no Brasil.

A fundação da Curaprox Brasil aconteceu em um momento desafiador. Grandes multinacionais já dominavam o mercado de higiene oral no país, mas o trio acreditava no diferencial de seus produtos, voltados para a educação em saúde bucal e prevenção de doenças. “Teimosamente e contrariando os conselhos recebidos, fundamos a empresa”, lembra Hugo, destacando que o objetivo da Curaprox sempre foi promover a saúde antes de qualquer outra coisa.

“Brincamos que somos os três mosqueteiros, porém, jamais podemos deixar de mencionar o grande apoio de nossas esposas e filhos, além de salientar o nosso time de funcionários muito engajados, com especialistas em todas as funções da empresa, e a colaboração de parceiros muito competentes que prestam serviços para nós. A missão da Curaprox é proporcionar ao consumidor brasileiro educação em saúde oral e pleno acesso a produtos que sejam sinônimo da qualidade, precisão e sofisticação, que distinguem os produtos Suíços em todo o mundo”, complementa o executivo. 

BlackCard Digital: Quais são os principais desafios e oportunidades que você vê para a Curaprox no contexto de negócios e como a empresa está se preparando para enfrentar essas questões?

Hugo Roberto Lewgoy: A Curaprox é uma empresa familiar, com mais de setenta anos de existência na Suíça. No Brasil ela vem se destacando por possuir produtos inovadores e de qualidade premium. Um dos maiores aliados da empresa, são os cirurgiões-dentistas, profissionais verdadeiramente preocupados com a saúde dos pacientes e que alertam constantemente seus pacientes sobre a importância da higiene bucal para a prevenção das doenças e melhoria da qualidade de vida como um todo. Para convencer um especialista em cuidados bucais a usar e recomendar os nossos produtos é mais complexo, difícil e demorado, porém, como resultado final, geramos maior credibilidade e criamos “raízes” mais profundas em nossa relação com os consumidores finais. 

Todo o desenvolvimento dos nossos produtos coloca no centro de suas funções a qualidade, eficácia, atraumaticidade e motivação para que os pacientes dos profissionais que nos recomendam tenham as suas necessidades de higiene bucal totalmente satisfeitas. Porém, um de nossos maiores desafios é justamente uma virada de chave para trabalharmos melhor o canal B2C. Sem dúvida, aquele que cuida da saúde oral dos pacientes e que ao mesmo tempo é consumidor e prescritor dos nossos produtos, é o principal alicerce da nossa estratégia de negócios. Logicamente os consumidores acabam sendo indiretamente impactados, todavia, para ganhar maior escala nas vendas é muito importante também atingirmos diretamente os consumidores finais. 

Precisamos conhecer as  suas necessidades, o que eles realmente precisam e isso pode abrir um novo leque de oportunidades. Um grande desafio é ganharmos escala com a venda de nossos cremes dentais e enxaguatórios orais, que são produtos muito inovadores e com grandes diferenciais e vantagens. 

Atualmente não podemos ficar passivamente aguardando os consumidores decidirem fazer uma compra. Temos que ir atrás dos seus anseios e conseguir satisfazer as suas necessidades de forma proativa. Os produtos Curaprox são valorizados por sua qualidade e não por preços baixos, porém, também queremos atingir os consumidores com menor poder aquisitivo. Dessa forma, não estamos medindo esforços para manter preços acessíveis para todos e esse consumidor está aprendendo que vale a pena investir em produtos de maior qualidade e economizar com tratamentos restauradores no futuro.

 

BlackCard Digital: Qual é a sua visão sobre as principais tendências e desafios do mercado de higiene oral no Brasil atualmente, e como a Curaprox está se adaptando para atender às necessidades e expectativas dos consumidores brasileiros?

Hugo Roberto Lewgoy:  Hoje, respondemos por aproximadamente 25% do mercado de escovas dentais não elétricas nas grandes redes varejistas e dividimos os três primeiros lugares com empresas gigantes do setor. Como dissemos anteriormente, a Curaprox atua no segmento premium de produtos voltados à higiene bucal. Sempre oferecemos aos consumidores o que existe de melhor, mais sofisticado e tecnológico, aliás, características que marcam os produtos Suíços no mundo todo. 

Normalmente as grandes redes de farmácias estão abastecidas com produtos de qualidade e maior valor agregado. Porém, nem sempre essa é a realidade das farmácias independentes e associativas. É muito mais difícil que as novidades e esses produtos premium cheguem nesses pontos de venda, pois, não existem grandes centros de distribuição e isso dificulta e encarece muito a entrega dos produtos. Assim, sem sombra de dúvida as distribuidoras podem preencher essa lacuna, possibilitando o acesso a esse importante canal, e que muitas vezes não possui produtos premium diferenciados e de maior qualidade.

Como resultado final, quem acaba ganhando são os consumidores finais que não têm acesso às grandes redes. Também as inovações são sempre desejadas, pois, isso chama a atenção dos consumidores. Então  um modelo novo  e que incentiva o consumidor na hora da troca, como por exemplo, as edições especiais, especialmente aquelas que possibilitam o apoio a causas sociais e de sustentabilidade é um caminho que estamos investindo. 

Outro desafio que enfrentamos é nos distanciarmos das cópias, escovas ditas “tipo determinado modelo”, pois os consumidores acabam se confundindo e todos perdem, principalmente a rede devido a geração de descrédito no consumidor. O mercado de  higiene oral continua crescendo e as oportunidades sempre aparecem, mas, as redes devem investir sempre em produtos de qualidade superior e maior valor agregado.

 

BlackCard digital:  Dr Hugo, como surgiu a ideia de firmar essa parceria entre a Curaprox Brasil e o Instituto Jô Clemente, e de que forma essa colaboração tem contribuído para os objetivos de inclusão social e apoio às pessoas com Deficiência Intelectual?

Hugo Roberto Lewgoy: Entre os valores da Curaprox, além da ética, integridade, respeito, inovação, qualidade, estão também a responsabilidade social e a sustentabilidade. Resolvemos fazer parcerias e contribuir com entidades que possuíssem valores semelhantes aos nossos e escolhemos a responsabilidade social e a sustentabilidade como os pilares norteadores para essas ações. Iniciamos a primeira parceria com o Projeto Tamar, que cuida da proteção das tartarugas marinhas na costa brasileira e atualmente já estamos na terceira edição da Fundação SOS Mata Atlântica, que protege a fauna e flora da mata atlântica remanescente e na segunda edição do Instituto Jô Clemente. 

O IJC é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. O IJC é muito conhecido por realizar o “teste do pezinho”, porém, ele também dissemina conhecimento por meio de muitas pesquisas científicas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual. 

Enfim, o IJC é uma das entidades mais sérias do Brasil e que auxilia um número enorme de famílias. A Curaprox participa do projeto emprego apoiado, que ajuda a inclusão da pessoa com deficiência intelectual, e com a venda da edição especial IJC são repassados royalties para o instituto. Isso tem contribuído para a manutenção das atividades da entidade e, inclusive nesse mês de setembro está sendo lançada a segunda edição que está presente com exclusividade nas farmácias, site e app da Raia e da Drogasil. O consumidor comprando essa edição estará contribuindo com uma causa nobre e que certamente vai ajudar muito o Instituto Jô Clemente.

 

BlackCard Digital: O projeto CuraCycle alia sustentabilidade e responsabilidade social. Quais têm sido os principais desafios na implementação dos pontos de coleta e como a Curaprox Brasil tem incentivado a adesão dos consumidores a essa iniciativa?

Hugo Roberto Lewgoy: O Projeto Curacycle tem como objetivo dar um destino adequado e sustentável para produtos de higiene oral descartados. Para a CURAPROX qualidade e sustentabilidade devem caminhar juntos, assim, fabrica dispositivos de higiene oral sempre pensando e levando em consideração a sustentabilidade, buscando seguir o conceito cradle to cralde, fomentando a economia circular e/ou descarte adequado dos produtos e matérias primas, porém, sem nunca comprometer a sofisticação e altíssima qualidade dos seus produtos. Muitas empresas lançam produtos ditos sustentáveis, porém, de baixíssima qualidade e muitas vezes não se preocupam com a saúde dos consumidores. 

Um exemplo clássico, são as famosas escovas de bambu, que não deslizam adequadamente, machucam os lábios e gengivas, formam fungos com facilidade no cabo, enfim, um produto de baixa qualidade produzido apenas com o intuito de faturar em cima da onda verde, um verdadeiro greenwashing e não algo pensado e verdadeiro. 

O Projeto Curacycle começou com um viés principalmente educacional, para conscientização da população sobre a importância da sustentabilidade e da coleta adequada de acessórios de higiene oral plásticos. Por meio de caixas de papelão espalhadas principalmente em consultórios odontológicos, coletamos escovas de dentes, tubo de creme dental, interdentais e outros acessórios plásticos de higiene oral de qualquer marca. Inicialmente, o material coletado era transformado em objetos de arte para serem leiloados com o objetivo de arrecadar fundos para a ONG Amigo da vez, que presta atendimento para crianças em situação de vulnerabilidade. 

Mas o projeto cresceu e, com o aumento da quantidade de plástico coletados, introduzimos uma parceiro para dar o destino adequado, em escala industrial, para esse grande volume de resíduos. Assim, firmamos uma parceria com a empresa EcoFour, onde o material coletado é transformado em placas ecológicas por meio de um sistema de moagem e prensagem a quente, sem gerar qualquer tipo de resíduo ou poluente. E as placas podem ser transformadas em uma série de produtos: mesas, cadeiras, armários, lixeiras, formas para obras, armação para óculos, brindes, capas de agendas, brinquedos, entre diversos outros artigos que podem ser adquiridos no site da empresa. 

Além do valor obtido com o leilão das obras de arte produzidas anteriormente com o material reciclado, o projeto também conta com patrocinadores, que, em troca da exposição da marca nas caixas coletoras, site e eventos do projeto, investem um valor que é direcionado para a instituição. Não se trata de um projeto paternalista, mas sim colaborativo. 

O nosso objetivo é fomentar em todos os participantes, incluindo consumidores, cirurgiões-dentistas, apoiadores e parceiros, o desejo de colaborar de alguma forma para que a sustentabilidade seja alcançada. Além do Projeto Curacyle, a Curaprox também prioriza o desenvolvimento de produtos que não promovam o desperdício de materiais, que são livres de produtos tóxicos e/ou nocivos ao meio ambiente e que contam com embalagens ecológicas e materiais que se decompõem mais facilmente.  

A sustentabilidade faz parte do DNA da marca e a Curaprox preocupa-se genuinamente com a saúde, que é algo indivisível. Não separamos saúde oral e saúde geral. E, em última análise, a sustentabilidade refere-se à saúde’ do nosso planeta, além de ter um impacto direto em nossa qualidade de vida.

 

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